NOTÍCIAS

Sistema CFN/CRN se reúne com o deputado Reinhold Stephanes Junior

Sistema CFN/CRN se reúne com o deputado Reinhold Stephanes Junior

26/10/2021

Parlamentar declarou apoio à aprovação do PL 5881/2019.

Na manhã de ontem (25), o Sistema CFN/CRN foi recebido pelo deputado federal Reinhold Stephanes Junior (PSD/PR) para uma reunião sobre a importância da aprovação do PL 5881/2019 (Lei dos exames laboratoriais), que tramita na Comissão Especial da Lei dos Planos de Saúde. Além do nutricionista Alexandro Wosniaki, conselheiro do CFN, participaram da reunião as nutricionistas Andréa Bonilha e Carolina Bulgacov, gerente e coordenadora técnica do CRN-8, respectivamente, e a jornalista Karina Ernsen, assessora de comunicação do regional.

“O projeto prevê mais do que a atuação do nutricionista na sua integralidade, mas a garantia do benefício à sociedade, pois trabalhamos com prevenção e promoção da saúde. E, desta forma, seriam assegurados todos os recursos terapêuticos, possibilitando um diagnóstico nutricional e uma prescrição dietoterápica adequada à população”, disse Alexandro Wosniaki, ao fim da reunião com o parlamentar.

A aprovação do PL 5881/2019 significa, também, o cumprimento às normas estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor, argumento que consta na nota técnica do CFN (leia aqui) entregue aos deputados integrantes da Comissão Especial. O deputado Reinhold Stephanes Jr., inclusive, recebeu o documento e afirmou estar ao lado dos nutricionistas do Paraná pela aprovação deste PL. “Além de ser um projeto importante para os nutricionistas, também beneficia toda a sociedade”, declarou.

TRAMITAÇÃO

Vale lembrar que o relatório final está concluído e já pode ser apresentado pelo deputado Federal Hiran Gonçalves (PP/RR), relator da Comissão. Se for aprovado, o PL 5.881/2019 segue para o plenário da Câmara dos Deputados para ser votado e, depois, para o Senado Federal, para nova votação.