NOTÍCIAS

Sistema CFN/CRN envia carta a todos os candidatos nas eleições 2020

Sistema CFN/CRN envia carta a todos os candidatos nas eleições 2020

28/10/2020

Documento destaca o papel do nutricionista, das políticas públicas de saúde, SAN e os benefícios da atuação deste profissional para o município. 

O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) enviou na tarde da última terça-feira (27) uma carta aos mais de 430 mil candidatos a prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nas eleições municipais deste ano, em todo o Brasil. 

No documento, elaborado por um grupo composto por colaboradores do CFN e conselheiros federais e regionais, o Sistema CFN/CRN – que representa mais de 155 mil nutricionistas e 19 mil técnicos em Nutrição e Dietética (TND) em todo Brasil – ressalta a importância das políticas públicas de alimentação e nutrição, como ferramentas de promoção da saúde, educação, assistência social e do desenvolvimento econômico e social dos municípios. 

A carta ainda destaca que o nutricionista desempenha papel fundamental e estratégico, contribuindo para promoção do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), ofertando melhor qualidade de vida para população.

Para Rita Ferreira Frumento, presidente do CFN, o nutricionista é um ator importantíssimo para a municipalidade e deve estar à frente de ações de promoção da saúde e gestão de programas e projetos desta área. “É cada vez maior a participação dos nutricionistas no planejamento e execução de políticas públicas. O nutricionista é o profissional capacitado para garantir o Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequada (DHANA) e a segurança alimentar e nutricional da população. Por isso, colocamos à disposição dos futuros gestores o nosso conhecimento. Quem ganha com essa ação é a sociedade”, afirma.

A nutricionista Nancy Aguiar, vice-presidente do CFN e que compôs o grupo formulador da carta, também falou sobre esta ação e de outras que o órgão já planeja. “Essa carta é mais uma ação do Sistema CFN/CFN em prol do interesse público, mostrando aos futuros gestores e vereadores de todo o Brasil a importância do papel do nutricionista na promoção da saúde e do Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequada. E essa ação não se esgota com essa carta. Promoveremos outras ações junto aos gestores municipais para avançar nos serviços prestados à população”.

Conasems

O CFN é participante ativo do Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, promovido anualmente pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Nesses eventos, o CFN orienta secretários de saúde sobre formas de promoção de políticas públicas de saúde por meio da atenção nutricional nas cidades brasileiras. A ideia é chamar a atenção para a importância do nutricionista como principal gestor do Financiamento das Ações de Alimentação e Nutrição (FAN). 

Os recursos do FAN devem ser utilizados em programas de monitoramento, prevenção e no controle de distúrbios de doenças relacionadas à alimentação e nutrição. São programas como o Saúde na Escola, o Bolsa Família, Academia da Saúde e de Vigilância Alimentar e Nutricional. Programas relacionados à suplementação de ferro e vitaminas, amamentação, obesidade e alimentação infantil podem ser assistidos pelo FAN. O auxílio destina-se prioritariamente à organização da atenção básica nas redes públicas de saúde e o valor, por município, depende do porte populacional.

Leia a carta enviada aos candidatos.