NOTÍCIAS

ÓAÊ: relatório revela percepção dos estudantes sobre a alimentação escolar

ÓAÊ: relatório revela percepção dos estudantes sobre a alimentação escolar

10/09/2021

Pesquisa realizada pelo Observatório da Alimentação Escolar mostra retrato da assistência alimentar do PNAE durante a pandemia.

Foi divulgada hoje (10) a pesquisa do Observatório da Alimentação Escolar (ÓAÊ) que entrevistou 900 alunos maiores de 12 anos da rede educação básica pública de 215 municípios de 26 estados e do Distrito Federal. A pesquisa, que durou 15 meses, foi focada na percepção dos estudantes sobre a situação do direito à alimentação escolar em suas escolas, antes e durante a pandemia Covid-19. A pesquisa 

O resultado aponta que 23% dos estudantes ouvidos não receberam nenhum tipo de assistência alimentar do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Apenas 14% receberam cestas de alimentos ou cartões alimentação todos os meses, e 21% receberam assistência alimentar de suas escolas, apenas uma única vez desde o início da pandemia.

Esses dados reforçam a importância das políticas públicas de alimentação e nutrição serem valorizadas, com mais recursos em todos os estados. “Esses dados são muito preocupantes, sob o ponto de vista da falta de alimento para esse percentual de estudantes. O que é muito grave. Mas também mostra a importância do  Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e como esse quadro poderia ser mais grave se não houvesse distribuição dos alimentos para as famílias dos alunos”, disse a nutricionista Rita Frumento, presidente do CFN.

METODOLOGIA

“O estudo é parte de uma estratégia mais ampla do ÓAÊ que visa ampliar a escuta, as narrativas e o diálogo com estudantes e suas famílias, agricultoras e agricultores familiares, além de membros de conselhos que atuam com a alimentação escolar, para incidir de forma coletiva em defesa do PNAE”, afirma Mariana Santarelli, coordenadora o Observatório. 

De acordo com o observatório, a metodologia de coleta de dados foi baseada exclusivamente em formulários online, disponibilizados pela Plataforma SurveyMonkey. As respostas foram coletadas entre os dias 15 de junho a 25 de julho de 2021, sendo a divulgação feita a partir das redes sociais e grupos de whatsapp das organizações e movimentos que compõem o comitê gestor e ampliado do ÓAÊ.

A pesquisa também foi ampla, sob o aspecto da diversidade. Mais da metade (54%) dos/as estudantes são da região nordeste, que vem seguida da região sudeste (31%). São em sua maioria mulheres (63%), sendo que 8 pessoas se identificam como não-binárias. Dentre os/as que responderam ao questionário, 66% se identificam como pretos/as ou pardos/as, porém apenas 2% são estudantes indígenas. 

A maioria dos/as respondentes (64%) têm entre 12 e 16 anos, sendo os/as demais, maiores de 16 anos. Do total de respondentes 42% estão entre o sexto e nono ano do ensino fundamental, enquanto que 58% estão entre o primeiro e terceiro ano do ensino médio.