NOTÍCIAS

CONFELANYD: CFN tem série de atividades em stand virtual, no evento

CONFELANYD: CFN tem série de atividades em stand virtual, no evento

17/11/2021

Órgão promove debates sobre formação, avaliação nutricional e história da profissão no Brasil.

O 18º Congresso da Confederação Latino-americana de Nutricionistas e Dietistas acontece de 17 a 19 de novembro, de forma totalmente virtual. Países da América Latina e Caribe participam do evento com profissionais, pesquisadores, representantes de coletivos e entidades profissionais, como o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN).

O CFN participa do evento com duas atividades na programação, disponíveis no Palco de Palestras.  Uma delas é o debate “A avaliação nutricional e o papel do nutricionista no enfrentamento da fome e obesidade no país”, com as nutricionistas Manuela Dolinsky, diretora-secretária do CFN, e Ana Flávia de Rezende, especialista na área e docente.

Em 30 minutos de atividade, as duas profissionais falaram sobre a importância da avaliação nutricional em um difícil momento do país, com uma a crise sanitária, aumento da fome, da miséria e, também, da obesidade. Com muitos dados de pesquisas recém publicadas, Manuela e Ana Flávia contextualizaram o papel do nutricionista no enfrentamento desses problemas nacionais.

A outra atividade é sobre a história e os avanços da profissão no Brasil, com o nutricionista Francisco Vasconcelos, professor da Universidade Federal de Santa Catarina, e mediação do nutricionista Élido Bonomo, presidente do CFN.

Professor Francisco, que tem um sólido trabalho de pesquisa dedicado ao tema, faz um resgate histórico da profissão no Brasil, traçando uma linha cronológica desde o início dos primeiros cursos, ainda dos anos 1930, até os dias atuais, com os nutricionistas atravessando as fronteiras do país, produzindo ciência e promovendo saúde e desenvolvimento. Inclusive, professor Francisco disponibilizou arquivos históricos sobre eventos internacionais, leis e publicações científicas da área. Acesse pelos links abaixo:

Os cursos de Nutrição no Brasil/ Série Cadernos Ciências da Saúde – 1983
La Formación Actual del Nutricionista Dietista en América Latina y su Proyecciín Hacia el año 2000/ IV Cepandal 1991
Documentos Históricos

MESA REDONDA

O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) também fará parte de uma mesa redonda incluída na programação do evento. Com o tema Residência Multiprofissional: Conquistas e Desafios, a atividade visa discutir a formação do nutricionista de forma ampliada, em consonância com as demandas da sociedade.

A mesa terá a mediação da nutricionista Vanille Pessoa, que integra o grupo de trabalho do CFN que discute as Diretrizes Curriculares Nacionais da Nutrição, e a participação de Ana Célia Oliveira e Priscilla Viegas Barreto.