NOTÍCIAS

Evento discute participação do Brasil na Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU

Evento discute participação do Brasil na Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU

14/05/2021

Nutricionista Myrian Cruz, conselheira do CFN, palestrou representando o CNS na atividade.

Na última quarta-feira (12), a nutricionista Myrian Cruz, conselheira do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) e coordenadora da Comissão Intersetorial de Alimentação e Nutrição (Cian) do Conselho Nacional de Saúde (CNS), ministrou uma palestra no diálogo nacional preparatório para a Cúpula de Sistemas Alimentares, que será promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro deste ano.

Myrian participou do debate online, transmitido pela página do Ministério das Relações Exteriores (MRE), no painel sobre o tema “Incentivando a Produção e o Consumo Saudável e Sustentável de Alimentos”. Representando o CNS, a nutricionista apresentou dados alarmantes, presentes no Relatório Sindemia Global, publicado em 2019 pela revista The Lancet. Ela destacou alguns desafios que devem ser abordados na Cúpula de Sistemas Alimentares. “As mudanças climáticas, a obesidade e a desnutrição ameaçam a população mundial, impondo a necessidade urgente de reformulação dos sistemas de agropecuária, transporte, desenho urbano e uso do solo”.

A conselheira apontou dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que revelou a realidade da insegurança alimentar em mais da metade dos domicílios brasileiros em 2021. “Um aumento de 36% em relação a 2018. Estamos falando de 19 milhões de brasileiros que estão passando fome, segundo o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia. Estamos diante de um paradoxo, pois segundo a Associação Brasileira de Industrias de Alimentos, o Brasil é o segundo maior exportador de alimentos industrializados do mundo (em volume), exportando para mais de 180 países. Como o mesmo país que alimenta boa parte das pessoas do planeta possui tantos milhões de famintos?”.

Ela também destacou recomendações aprovadas pelo CNS que defendem o uso do Guia Alimentar para a População Brasileira, a não aprovação do “Pacote do Veneno”, a taxação de bebidas açucaradas e refrigerantes pelo Congresso Nacional, entre outras iniciativas.

SOBRE A CÚPULA

A Cúpula de Sistemas Alimentares (FSS, na sigla em inglês) será realizada em setembro de 2021, durante a Semana de Alto Nível da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). O encontro foi convocado pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, no contexto da “Década de Ação de Impulso à Agenda 2030 para Alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

Os trabalhos da Cúpula são organizados em cinco linhas de ação: garantia do acesso a alimentação saudável, segura, sustentável para todos; padrões de consumo saudáveis e sustentáveis; produção em escala de alimentos positivos para a natureza; promover o sustento e a distribuição de valor equitativa e construção de resiliência contra vulnerabilidades, choques e tensões.

DIÁLOGOS NACIONAIS

No Brasil, o diálogo nacional será organizado em duas rodadas, em maio e julho, por videoconferência. O Ministério das Relações Exteriores (MRE) tem promovido reuniões e consultas com órgãos da administração pública federal, sendo o responsável pela coordenação do diálogo nacional. No dia 15 de abril, o MRE lançou o site (www.gov.br/mre/pt-br/cupula-2021-sistemas-alimentares-dialogos) para promover o diálogo nacional com a sociedade civil, academia e empresariado. 

Para mais informações, acesse o site oficial da Cúpula de Sistemas Alimentares 2021.
Matéria atualizada às 15h30.