
Práticas de EAN em comunidades quilombolas
19/11/2018
Uma equipe multidisciplinar, composta em sua maioria por nutricionistas, lançou publicação que apresenta de maneira muito prática intervenções em educação alimentar e nutricional realizada em duas comunidades quilombolas do Rio Grande do Sul.
O objetivo é replicar a metodologia utilizada, parte do projeto “Educação Alimentar e Nutricional em comunidades quilombolas com insegurança alimentar: resgate da cultura alimentar, promoção da alimentação saudável e da exigibilidade do Direito Humano à Alimentação”.
O projeto, que teve apoio financeiro do CNPq e da FAPERGS, buscou desenvolver estratégias de educação nutricional a partir da valorização de hábitos e tradições culturais, de forma a ampliar o acesso e o consumo de alimentos saudáveis por comunidades quilombolas.
Vale destacar que um dos elementos centrais da metodologia utilizada foi o resgate e a valorização da cultura alimentar das comunidades quilombolas.
Assim, grande parte dos alimentos e receitas utilizadas nas oficinas foi selecionada a partir dos relatos dos próprios moradores a respeito dos hábitos alimentares mantidos pelos seus antepassados.
CLIQUE PRA BAIXAR
Fonte: Asbran
Foto: Asbran