NOTÍCIAS

Países do Mercosul se unem para assinar acordos sobre redução do sódio e promoção e controle da obesidade

Países do Mercosul se unem para assinar acordos sobre redução do sódio e promoção e controle da obesidade

24/06/2015

Durante o encontro realizado em Brasília, foram assinados vários acordos na área de saúde, como segurança no trânsito, tabagismo, obesidade, bem como a criação de uma plataforma de compra conjunta de medicamentos de alto custo
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, juntamente com os ministros da Saúde da Argentina, Paraguai, Venezuela, Bolívia, Chile e Uruguai, além da diretora da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Carissa Etienne, participou da 37ª Reunião de Ministros da Saúde do Mercosul, realizada na Fiocruz Brasília, no dia 11 de junho.
Na ocasião, foram assinados acordos sobre segurança no trânsito, tabagismo, obesidade e redução do uso de sódio em alimentos processados, bem como a criação de um banco unificado de informação sobre doação de órgãos. Outro tema discutido foi a integração dos países para ampliar o acesso a medicamentos na região. Após a reunião, as autoridades participaram de uma coletiva de imprensa, onde foram apresentados os compromissos firmados durante o encontro.
Redução de sódio
Um importante ponto da reunião foi o compromisso firmado entre o bloco para redução de sódio nos alimentos industrializados. Os países do Mercosul adotarão metas regionais com referência no documento elaborado por um consórcio de especialistas e OPAS (Saltsmart Consortium Consensus Statement) que traz sugestões para algumas categorias de produtos, como pães, carnes e cereais.
As reduções sugeridas na tabela levam em consideração a contribuição da redução do conteúdo de sódio nos alimentos processados para o alcance da meta global que é reduzir em 30% a ingestão de sódio nos países e assim avançar na redução do consumo para os níveis máximos recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Cada país da região, a partir de seu padrão de consumo alimentar nacional, terá que indicar quais produtos serão priorizados neste processo e que metas serão estabelecidas para a redução no seu conteúdo de sódio.
Em todo o mundo, incluindo a Região das Américas, o consumo de sódio em geral é muito elevado (mais que 10g/dia) enquanto a recomendação da OMS é de um consumo máximo de 5g de sal por dia. No Brasil, reduzir a quantidade de sódio consumida diariamente pela população é a meta do Plano Nacional de Redução de Sódio em Alimentos Processados que conseguiu reduzir, desde 2011, em suas duas primeiras fases, 7.652 toneladas de sódio em produtos como macarrão instantâneo, pão de forma, bisnaguinha, bolos, snacks, maionese e biscoitos.
A meta é que até 2020 as indústrias do setor promovam a retirada voluntária de 28.562 toneladas de sal do mercado brasileiro. O cumprimento das metas, que envolve os produtos mais consumidos pela população, contribuirá para a redução do consumo de sódio diário no país para menos de 2g por pessoa (cerca de 5g de sal).
Prevenção e controle da obesidade
Considerando a obesidade que quase duplicou entre 1980 e 2008 em todos os países do mundo e que o excesso de peso supera 60% e a obesidade cerca de 20% na população adulta, alcançando proporções endêmicas na Região das Américas, os ministros assinaram acordo para impulsionar e estabelecer políticas e medidas regulatórias para prevenção e controle da obesidade.
O acordo inclui, entre outros: a promoção da alimentação saudável, o aleitamento materno e a alimentação complementar adequada, ambientes e entornos saudáveis, regulamentos para proteger a população infantil e adolescentes frente ao efeito da promoção e da publicidade de alimentos, cantinas escolares públicas e privadas saudáveis, aprimoramentos na rotulagem nutricional dos alimentos e na sua publicidade, promoção do consumo de alimentos locais de alto valor nutritivo resgatando alimentos e práticas culturais saudáveis e medidas regulatórias e fiscais buscando aumentar o acesso e consumo de alimentos saudáveis e reduzir acesso e consumo de alimentos não saudáveis.
Leia os documentos na íntegra, clicando aqui:
1 . Acordo redução do consumod e sódio – Mercosul
2 . Acordo prevenção e controle da obesidade – Mercosul
Fonte: RedeNutri