
Orgânicos: por que usar e onde comprar?
04/01/2017
* Tiago Caparroz
Não é segredo para ninguém que os alimentos orgânicos são melhores para a saúde, mas você sabe por que?
O principal motivo é que os orgânicos não têm substâncias químicas e tóxicas, que se alojam na comida, afetando nossa saúde e nosso organismo. Além disso, essas mesmas substâncias impactam o solo em que os alimentos são plantados e todo o entorno, prejudicando a biodiversidade e o equilíbrio da área.
Além de serem melhores pro nosso organismo e pro mundo, ainda tem a vantagem de que os alimentos orgânicos têm muito mais nutrientes. Sem o apoio de substâncias químicas pra se desenvolver, o alimento que é cultivado organicamente precisa de solo rico, ecossistema em equilíbrio etc., e tudo isso faz com que ele cresça com muito mais nutrientes. E por tudo isso, eles são bem menos agressivos à natureza e biodiversidade ao redor das plantações, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento da fauna e flora.
Um outro ponto que é importante valorizar é que orgânicos são, na maioria, produzidos por pequenos agricultores de produção familiar, que dependem totalmente desse negócio para sobreviver, então incentivar e movimentar essa economia, literalmente muda vidas.
Mas a melhor parte, pra mim, é que produtos orgânicos são muito mais gostosos! Experimente e você verá!
Uma das dificuldades de quem quer usar mais alimentos orgânicos no dia a dia é que normalmente é difícil encontra-los (além de serem mais caros). E aí dia desses esbarrei num app que ajuda justamente na parte de saber: onde comprar alimentos orgânicos?
O Mapa de Feiras Orgânicas, que funciona no celular e no navegador, é um app genial que mapeia as feiras orgânicas do país, e encontra aquelas que ficam mais perto de onde você está, informando categorias de produtos ofertadas ali, dia e horário de funcionamento e endereço.
Ele tem ainda outras funções bacanas, como uma lista das frutas e hortaliças da estação, por região; você pode fazer uma busca por organizadores, dias de funcionamento, período e avaliação; e ele ainda traz várias receitas com legumes, frutas e vegetais.
Fonte: Idec