
Nutricionista mineira 'se transforma' em personagens infantis para ensinar sobre alimentação
06/06/2017
Foto: Arquivo Pessoal/Lílian Figueiredo Geraldo Custódio
Rejeitar a comida. Fazer careta. Trocar o que é saudável por guloseimas. Mães e pais sabem muito bem como essas situações são complicadas de lidar dentro de casa quando o assunto é a alimentação das crianças. Pensando em mudar isso, uma nutricionista e educadora alimentar infantil de Passos (MG) resolveu se “transformar” em personagens de histórias infantis para ensinar sobre a importância de uma boa alimentação.
Branca de Neve, Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, princesas, fadas… foi usando essas personagens que a nutricionista Lílian Figueiredo Geraldo Custódio, de 42 anos, conseguiu conquistar a confiança de crianças de 2 a 10 anos de duas escolas onde leciona em Passos. Agora, ela mergulha em um mundo lúdico e abusa da criatividade.
“Inicialmente eu elaborava o lanche coletivo das crianças. Daí veio a necessidade de, além de atender uma proposta dos lanches saudáveis e mais nutritivos, de fazer com que essas crianças provassem, sem fazer cara de nojo (risos). Foi ai que eu desenvolvi a técnica de falar a linguagem delas e mergulhar no mundo lúdico”, explicou Lílian.
Antes de colocar a ideia em prática, Lílian fez o teste com os filhos. “Com uma bagagem profissional e com uma percepção e habilidade materna, acabei fazendo dos meus filhos, o meu ‘laboratório’. Ai pensei que se tinha dado certo com eles, que haveria de dar certo com as outras crianças. Então parti com esse propósito de ajudar os pais nessa difícil missão”.
A partir de então, Lilian começou a implantar nas salas de aulas as ideias que já havia testado na casa dela. Aos poucos, os trajes das personagens foram se tornando uniforme e ganharam apelidos, como “Princesas Nutritivas”, “Rapunzel e seu abacate”, “Cinderela e sua abóbora”, e até “Chapeuzinho e sua cesta”.
“Eu consegui criar uma fala em que as crianças compreendem a importância de uma alimentação mais saudável e equilibrada. Eu não forço… apenas as conscientizo. Tudo isso no tempo delas. É como um processo de alfabetização. As crianças confiam em mim e por isso quebram a resistência em experimentar novos alimentos e preparações”, relatou a educadora nutricional.
Sucesso nas escolas
Nas escolas onde Lílian trabalha, o sucesso com as crianças chega a impressonar até mesmo a direção. Para Creide Pereira de Souza Ponçansini, diretora e mantenedora de um colégio da cidade, o trabalho da nutricionista tem sido algo mágico.
“O fato de estar vestida de fada encanta os alunos que não piscam quando ela está falando. O aprendizado é colocado em prática no dia a dia das crianças, pois ela chegam em casa e pedem para que a mamãe faça igualzinho a fada falou”, disse a diretora.
Já na outra instituição, onde Lílian leciona há mais de 10 anos, o trabalho é encarado com amor e tem gerado resultado positivo. Reflexos sentidos diante da grande aceitação dos próprios alunos.
“O trabalho tem surtido muito efeito e estamos colhendo muitos bons frutos. Prova disso é que recebemos diariamente fotos das famílias mostrando os filhos degustando, saboreando, experimentando os mais variados legumes, verduras e frutas que foram apresentados na escola por essas personagens fictícias. Comprovamos mais uma vez que tudo que é ensinado com amor, gera resultado positivo”, concluiu Juliana Zorzin, coordenadora pedagógica.
Colhendo bons frutos
Mas não é apenas em sala de aula que a orientação da nutricionista chega em Passos. Mãe de duas crianças, Letícia Vale Piassi, sofria na hora de alimentar os filhos Laura de 8 anos e Otávio de 5. O sofrimento da família acabou quando Letícia conheceu o trabalho de Lílian.
“Eu perguntei se ela fazia ‘milagres’ com as crianças. Ela esteve em minha casa duas vezes e orientou meus filhos com tanta clareza e profissionalismo que fiquei encantada com seu trabalho. De uma forma lúdica, ela fez com que eles passassem a experimentar novos alimentos, passaram a comer frutas com casca, deixaram de pedir para comprar besteiras, como por exemplo salgadinhos”, disse Letícia.
Fonte: G1