NOTÍCIAS

Instrumento iconográfico do Guia Alimentar

Instrumento iconográfico do Guia Alimentar

18/11/2016

O material busca facilitar a orientação e educação alimentar e nutricional a partir da nova classificação baseada em níveis de processamento de alimentos do Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde.
É um instrumento iconográfico do Guia Alimentar elaborado por graduandas da FMRP/USP. O material busca facilitar a orientação e educação alimentar e nutricional a partir da nova classificação baseada em níveis de processamento de alimentos que o Guia apresenta. Foi desenvolvido utilizando-se de recursos visuais de “círculos” de diferentes tamanhos, apresentando os diferentes grupos e os alimentos que fazem parte de cada um.
Pode ser utilizado como material de apoio em atendimentos nutricionais individuais e em grupos de educação alimentar e nutricional.
O esquema de “círculos” é usado para orientar as proporções mais adequadas e saudáveis, de modo que o círculo maior contam os alimentos que devem ser consumidos em maior quantidade e assim respectivamente, até o menor círculo. Trata-se de um recurso visual que sugere a proporção mais adequada de um indivíduo se alimentar.
Na face principal de cada círculo, são apresentadas imagens de alimentos que representam cada categoria alimentar, e no verso, uma breve explicação sobre o que são e as recomendações de ingestão de cada categoria, de acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira.
O maior círculo, representa a primeira categoria de alimentos in natura e minimamente processados. Esses devem ser a base da alimentação e é recomendado que sejam consumidos em grande variedade.
A segunda categoria, óleos, gorduras, sal e açúcar, é representado pelo círculo pequeno. Devem ser usados em pequenas quantidades para temperar, cozinhas e criar preparações culinárias.
Representado pelo círculo médio, a terceira categoria corresponde alimentos processados. Devem ter seu consumo limitado, utilizando-os, preferencialmente como ingredientes ou parte de refeições.
A quarta categoria, alimentos ultraprocessados, deve ser evitada devido ao excesso de açúcar, sódio, gordura e ingredientes exclusivamente industriais. Essa categoria modifica práticas alimentares convencionais, as quais acabam sendo substituídas de maneira indesejável por esses alimentos.
Maiores informações no site: http://instrumentoicga.wixsite.com/icga  
Fonte: Rede Nutri