NOTÍCIAS

Funcionários iniciam fruteira solidária na UPA Ceilândia

Funcionários iniciam fruteira solidária na UPA Ceilândia

01/09/2016

Uma ideia simples para melhorar a qualidade de vida pode fazer toda a diferença em um ambiente de trabalho. Um exemplo é a fruteira solidária, que acontece desde o começo deste mês na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceilândia (DF). A proposta é que sempre haja frutas à disposição dos trabalhadores da Unidade.
A idealizadora do projeto é Cristiane Monteiro, gerente na UPA Ceilândia. Ela conta que já tinha esta ideia antes mesmo de começar a trabalhar no Pronto Atendimento. “Surgiu quando eu ainda trabalhava em um hospital particular. Como eu não exercia função de chefia, não podia colocar a ideia em prática”, lembra.
Além disso, Cristiane explica que o hábito dos funcionários contribuiu para tirar a ideia da gaveta. “Muitas vezes se traz o café da manhã, mas no período da tarde não tem nada pra comer, só tem café e leite. Eu pensei na fruta, porque é um alimento que todo mundo come”.
Entre as frutas que ficam disponíveis na parte da tarde para os funcionários estão maçã, laranja e banana. A fruteira sempre é reposta entre às 14h e 15h da tarde, todos os dias.

Recomendação
A ideia de Cristiane vai ao encontro das ações que o Ministério da Saúde (MS) tem feito para promover a alimentação saudável.
Em julho deste ano, foi assinada pelo atual Ministro, Ricardo Barros, uma portaria que incentiva a alimentação saudável nas dependências e entidades vinculadas ao Ministério da Saúde. Isso significa que os alimentos fornecidos nas dependências do órgão serão in natura ou minimamente processados, como recomenda o Guia de Alimentação para a População Brasileira.
A ideia é que em todo o Brasil, os órgãos relacionados ao MS tenham uma alimentação nutricionalmente balanceada, com comidas que atendam a todos os grupos alimentares considerados saudáveis.
Fonte: Blog da Saúde