
FNDE promove educação alimentar na Bienal do Livro de São Paulo
31/08/2016
Visitantes do estande recebem dicas sobre alimentação saudável
Além de mostrar as obras que compõem os Programas do Livro do governo federal, o estande do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) na Bienal do Livro de São Paulo também promove a educação alimentar. Panfletos com orientações sobre alimentos saudáveis e boas práticas nas refeições são distribuídos aos visitantes do estande do FNDE.
Esse material faz parte de uma iniciativa que começou no ano passado numa parceria inédita entre o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), ambos sob a responsabilidade do FNDE. A partir de uma série de dicas elaboradas pelo Ministério da Saúde, foram produzidas duas peças que estão estampadas na quarta capa dos livros didáticos distribuídos a estudantes das redes públicas de todo o país. E é exatamente esse material, impresso em forma de panfleto, que está sendo entregue aos visitantes do estande do FNDE.
Os primeiros a receber as obras didáticas do PNLD com a peça Alimentação Saudável em 10 lições foram os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), no início do ano letivo de 2016. No próximo ano, o mesmo material estará impresso nas obras que serão encaminhadas aos alunos dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano). “É muito importante que a educação alimentar seja cada vez mais incorporada ao dia a dia das escolas públicas do país”, afirma o diretor de Ações Educacionais do FNDE, Fernando Uchoa.
Estande – Construído para lembrar uma unidade de educação infantil do Proinfância, o estande do FNDE na Bienal exibe obras adquiridas recentemente e encaminhadas para escolas públicas de todo o Brasil. Além de livros didáticos do PNLD, há exemplares do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), como clássicos da literatura mundial, crônicas, biografias, romances e até histórias em quadrinhos.
A 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo começou na última sexta-feira, dia 26, e vai até 4 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana, São Paulo).
Fonte: Portal do FNDE