NOTÍCIAS

Alimentação no inverno requer atenção especial

Alimentação no inverno requer atenção especial

07/06/2017

Nos dias frios, o importante é cuidar da imunidade e evitar o ganho de peso em excesso, com uma dieta rica em vitaminas e minerais e água

Cada época do ano tem suas características e requer cuidados específicos para promover a saúde e prevenir doenças. Com a chegada do inverno, é preciso reforçar a imunidade para combater as doenças sazonais, como gripes e resfriados, além de evitar os exageros alimentares que, aliado à diminuição de atividades físicas, costuma levar ao ganho de peso em excesso. Deve-se priorizar uma dieta equilibrada, com qualidade nutricional e na quantidade adequada para o gasto de energia.
Segundo a nutricionista e Professora da Universidade Federal do Paraná, Maria Angélica Maurício, no inverno o corpo gasta mais energia para se manter aquecido e isso pode ocasionar o aumento da necessidade de ingerir mais calorias. As temperaturas baixas podem levar ao consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras e açúcares, que devem ser evitados e substituídos. “Pode-se optar por caldos e sopas que, não sejam cremosas (com muito queijo, por exemplo) e, também, deve-se prestar atenção ao que se acrescenta na sopa, que pode, por exemplo, não ser calórica, mas se servida com queijo parmesão, bacon e pão, torna-se um alimento que oferece muito mais calorias do que as necessárias para satisfazer e aquecer”, afirma. Além disso, atualmente o uso de roupas e ar condicionado auxiliam na manutenção da temperatura corporal adequada.
Dica CRN-8
Mesmo nos dias de frio, o consumo de vegetais, frutas e legumes é essencial, pois aumenta a saciedade. Esses alimentos são ricos em vitaminas e minerais, além de uma fonte saborosa para hidratar o organismo, pois são ricos em água. A dica do CRN-8 é consumi-los in natura, em sopas, ou em outras preparações, como cozidos, assados ou refogados.