NOTÍCIAS

X Jornada de Atualização Técnica de Fiscais chega ao segundo dia

X Jornada de Atualização Técnica de Fiscais chega ao segundo dia

26/10/2022

Saúde coletiva, rotulagem e tipos societários empresariais foram alguns dos temas abordados.

De 25 a 27 de outubro, o Sistema CFN/CRN realiza, em São Paulo (SP), a X Jornada de Atualização Técnica de Fiscais. O encontro possui o lema Fiscalização do Futuro: Novos Tempos e Novos Desafios e reúne mais de 150 participantes, entre conselheiros federais e regionais, além de nutricionistas fiscais de todo o país.

O segundo dia da jornada começou com a palestra Rotulagem dos alimentos: o que mudou com a nova legislação?, com a nutricionista Simeia dos Santos Nascimento e moderação da gerente técnica do Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região (CRN-3), Lúcia Helena Bertonha.

Simeia destacou as mudanças na rotulagem dos alimentos, que entrou em vigor no Brasil a partir do dia 09 de outubro deste ano. “A ideia é que a rotulagem frontal seja a mais simples possível para o entendimento do consumidor, que deverá identificar o alto teor de três nutrientes críticos, como a gordura saturada, sódio ou açúcar adicionado. Os nutricionistas também devem ficar atentos para as mudanças na tabela nutricional”.

Pela manhã, os participantes do evento também acompanharam a palestra Tipos Societários Empresariais, com o coordenador da Unidade Contábil do Conselho Federal de Nutricionistas (UC/CFN), Renato Meireles, com mediação da conselheira federal, Ivete Barbisan.

ATUAÇÃO DO NUTRICIONISTA

No período da tarde foi realizado o painel ‘Atuação do Nutricionista em Saúde Coletiva’, com temas divididos pelos painelistas. O diretor do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), Alexsandro Wosniaki, abordou a atuação do nutricionista no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), apresentando sua experiência, no município de Araucária, no Paraná.

O conselheiro federal Amilton Feitosa tratou da atuação do nutricionista como gestor do Sistema Único de Saúde (SUS). “Apresentei um panorama sobre a situação de saúde e de nutrição da população brasileira. Também aproveitei o espaço para fazer uma provocação e despertar, nos colegas nutricionistas, o interesse pela gestão da saúde. Pela nossa formação generalista, somos totalmente qualificados para atuação como gestor”, destacou Amilton.

A nutricionista Ana Flor Picolo trouxe para o debate a atuação na Atenção Primária. O painel foi mediado pela conselheira federal Riso Calazans.

Encerrando o segundo dia da jornada, Gabriela Carrilho, da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/MS) destacou a agenda de nutrição e a realização de conferências de saúde. A conselheira federal Maria Cristina Bignardi moderou o debate.

 

Texto: Rodrigo Rueda