NOTÍCIAS

USP lança curso sobre ‘Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis’

USP lança curso sobre ‘Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis’

08/03/2021

Capacitação é gratuita e está disponível no site da FSP/USP

A Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), via Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde Pública (NUPENS/USP) acaba de disponibilizar o curso “Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis”, na plataforma e-Aulas. O curso é de livre acesso, gratuito e virtual, com vídeos disponíveis por tempo indeterminado e, como o curso é livre, não há emissão de certificados.

O objetivo do curso é apresentar temas relacionados a nutrição e alimentação, muito além do que é colocado no prato. Por trás das escolhas alimentares, existem os sistemas alimentares, que envolvem produtores, intermediários e trabalhadores, os impactos da produção dos alimentos no meio ambiente, na saúde humana e em geral, na sociedade.

O curso foi idealizado pelas pesquisadoras Patrícia Jaime, Tereza Campello e Ana Paula Bortolotto, além das professoras Dirce Marchioni e Aline Carvalho, coordenadoras do Núcleo de Extensão da USP sobre alimentação sustentável, o SUSTENTAREA. Também integram a equipe do curso os professores Flávia Mori, Leandro Giatti, Daniel Balaban, José Graziano Silva, Renato Maluf, Rômulo Paes e Souza, Marco Akerman, Camila Maranha e Elisabetta Recine.

Com mais de seis horas de conteúdo, os temas são divididos em cinco aulas: Sistemas de pensamento, sistemas complexos e sistemas alimentares; Sistemas alimentares e o papel estrutural de políticas públicas; Acesso a dietas saudáveis a partir de sistemas alimentares sustentáveis e socialmente justos: a transformação necessária; Sistemas alimentares e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e Oportunidades para a promoção das mudanças necessárias em direção a sistemas alimentares sustentáveis: o papel do advocacy.

Para acessar o site do curso, clique aqui.

Texto: Com informações do NUPENS/USP