NOTÍCIAS

UNA-SUS oferece curso para promoção da alimentação adequada e saudável

UNA-SUS oferece curso para promoção da alimentação adequada e saudável

05/04/2022

Capacitação é voltada para profissionais de saúde que atuam na APS.

A Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) recebe inscrições para o curso Promoção da Alimentação Adequada e Saudável na Atenção Básica (PAAS). O curso é voltado para profissionais de nível superior que atuam na Rede de Atenção Primária à Saúde.

Com carga horária de 30 horas, a capacitação aborda o cenário alimentar e nutricional brasileiro, a classificação dos alimentos adotados pelo Guia Alimentar para a População Brasileira, além de aspectos teóricos e reflexivos para o planejamento e execução de ações coletivas de PAAS mais efetivas, considerando o indivíduo, o território e a comunidade.

O objetivo é suprir a demanda de profissionais que buscam por qualificação direcionada para as ações coletivas de promoção da alimentação adequada e saudável no Sistema Único de Saúde (SUS), mas também contribuir de forma dinâmica com o planejamento e o desenvolvimento das ações coletivas nas práticas cotidianas.

O referencial básico para a organização do conteúdo deste curso é o documento “Instrutivo: Metodologia de Trabalho em Grupos para Ações de Alimentação e Nutrição na Atenção Básica”, produzido em 2016, no âmbito da parceria firmada entre o Ministério da Saúde/Secretaria de Atenção à Saúde/Departamento de Atenção Básica/Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (MS/SAS/DAB/CGAN) e a Universidade Federal de Minas Gerais/Escola de Enfermagem/Departamento de Nutrição (UFMG/EE/DN), com apoio da Organização Pan-americana da Saúde (Opas/Brasil).

Para saber mais sobre o curso, clique aqui.