NOTÍCIAS

UNA-SUS oferece curso sobre Promoção da Alimentação Adequada e Saudável na Atenção Básica

UNA-SUS oferece curso sobre Promoção da Alimentação Adequada e Saudável na Atenção Básica

05/08/2021

Capacitação gratuita, com carga horária de 30h, está com inscrições abertas até 20/11.

A Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) está com inscrições abertas até 20 de novembro deste ano, para o curso Promoção da Alimentação Adequada e Saudável na Atenção Básica – PAAS. A capacitação é voltada para profissionais de nível superior, que atuam na Rede de Atenção Primária à Saúde (RAPS) e tem como objetivo, atender a demanda por qualificação profissional direcionada ao desenvolvimento de ações de PAAS nos serviços da RAPS. O curso é gratuito, com carga horária de 30h e com certificado de conclusão.

O documento Instrutivo: Metodologia de Trabalho em Grupos para Ações de Alimentação e Nutrição na Atenção Básica, produzido em 2016, na parceria entre o Ministério da Saúde/Secretaria de Atenção à Saúde/Departamento de Atenção Básica/Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (MS/SAS/DAB/CGAN) e a Universidade Federal de Minas Gerais/Escola de Enfermagem/Departamento de Nutrição (UFMG/EE/DN), com apoio da Organização Pan-americana da Saúde (Opas/Brasil) é o referencial para organização do curso. A publicação aborda a ação coletiva, pautada em evidências científicas, para ampliar a efetividade da promoção de alimentação adequada e saudável, potencializar o protagonismo da pessoa em relação à saúde e promover mudanças das práticas cotidianas de trabalho nos serviços na APS.

Ao longo do curso são trabalhados conceitos de alimentação adequada e saudável sob a perspectiva do Guia Alimentar para a População Brasileira, bem como aspectos envolvidos no desenvolvimento de ações coletivas de PAAS, pautadas na Educação em Saúde e na Educação Alimentar e Nutricional, tendo como perspectiva a Educação Permanente em Saúde dos trabalhadores do SUS.

Para efetuar sua inscrição no curso Promoção da Alimentação Adequada e Saudável na Atenção Básica – PAAS, clique aqui.

Com informações da UNA-SUS.