NOTÍCIAS

UNA-SUS: matrículas abertas para o curso Amamenta e alimenta Brasil

UNA-SUS: matrículas abertas para o curso Amamenta e alimenta Brasil

22/07/2021

Capacitação gratuita, com carga horária de 30h, está com inscrições abertas até 30/09.

Estão abertas as inscrições para o curso Amamenta e alimenta Brasil: recomendações baseadas no Guia Alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos, oferecido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) via Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS). O curso é livre, totalmente gratuito e voltado para profissionais de saúde interessados em aprofundar conhecimentos sobre amamentação e introdução alimentar complementar, pensando nas dificuldades encontradas no dia a dia de trabalho na Atenção Primária à Saúde (APS). A capacitação também é um pré-requisito para realizar a formação presencial para se tornar tutor da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil. O prazo para matrícula vai até 30 de setembro deste ano.

Desenvolvido em parceria com a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) e Coordenação de Saúde da Criança e Aleitamento Materno (COCAM), ambas vinculadas ao Ministério da Saúde e a Universidade Federal Fluminense (UFF), os criadores do curso adotaram o uso de vídeos, imagens, ícones, infográficos e indicação de textos complementares de acordo com cada temática abordada.

O curso possui carga horária de 30h, dividido em nove módulos que tratam dos seguintes temas: alimentação, saúde e desenvolvimento infantil; panorama sobre a situação do aleitamento materno e da alimentação complementar no Brasil; o que influencia práticas de aleitamento materno e alimentação complementar; proteção legal da amamentação e da alimentação infantil; técnicas de aconselhamento; Guia Alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos; recomendações para bebê menor de 6 meses, crianças de 6 a 24 meses e promoção do aleitamento materno e alimentação complementar saudável na atenção primária à saúde.

Para saber mais sobre o curso Amamenta e alimenta Brasil: recomendações baseadas no Guia Alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos, clique aqui.