NOTÍCIAS

Transtornos do Espectro do Autismo: UNA-SUS oferece curso gratuito

Transtornos do Espectro do Autismo: UNA-SUS oferece curso gratuito

26/04/2021

Capacitação possui carga horária de 30h e dá direito a certificado

Estão abertas as inscrições para o curso “Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo”, oferecido pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS). As inscrições vão até o dia 30 de setembro de 2021. O curso possui carga horária de 30h, sendo livre, gratuito, com início imediato e dá direito a certificado reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

A capacitação é uma parceria entre a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), por meio da UNA-SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA), e o Ministério da Saúde, e a Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência, do Departamento de Atenção Especializada e Temática, da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, do Ministério da Saúde.

O público-alvo do curso são profissionais que atuam no SUS, envolvidos na reabilitação e assistência de pessoas com deficiência, como: nutricionistas, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais e cirurgiões-dentistas, além dos profissionais de nível técnico, acadêmicos e interessados nos temas que serão abordados.

Temas

Os principais temas abordados no curso são: contexto histórico do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA); a sua epidemiologia e causas relacionadas; diagnósticos diferenciais e comorbidades; indicadores de desenvolvimento e comportamentais; sinais de alerta e avaliação diagnóstica; instrumentos de uso livre para rastreamento/triagem de indicadores de desenvolvimento infantil e dos TEA; apoio e acolhimento da família e fluxograma de acompanhamento e atendimento da pessoa com TEA na rede SUS.

Para realizar sua inscrição, clique aqui.

Reportagem: Rodrigo Rueda, com informações do Núcleo de Comunicação e Design da UNA-SUS/UFMA
Edição: João Paulo Oliveira