NOTÍCIAS

Solenidade marca início da primeira gestão do CRN-11

Solenidade marca início da primeira gestão do CRN-11

05/01/2022

Posse do colegiado foi marcada por emoção e compromissos firmados para o triênio 2022-2025.

Tomou posse ontem (4), em Fortaleza (CE), o primeiro pleno do recém-criado Conselho Regional de Nutricionistas da 11ª Região (CRN-11), que engloba os estados do Ceará, Piauí e Maranhão. A solenidade foi realizada às 16h, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE). O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) marcou presença no evento com as conselheiras Kátia Regina Guimarães (vice-presidente do CFN) e Risoneide Calazans, e o conselheiro Amilton Feitosa. Também estiveram presentes conselheiros do CRN-6, que agora tem jurisdição nos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

%name Solenidade marca início da primeira gestão do CRN 11

Representantes do CFN, CRN-6 e diretores do CRN-11.

 

Na oportunidade, o pleno do CRN-11 também elegeu a diretoria do regional, agora formada pelos nutricionistas José de Ribamar Mendes, do Maranhão, como presidente; Maria do Perpétuo Socorro Moura Coimbra, do Piauí, como vice-presidente; Antônio Rangel Filho, do Ceará, diretor-tesoureiro; e Wilma Félix Campelo, também do Ceará, diretora-secretária. A decisão foi anunciada pela vice-presidente do CFN, Kátia Regina Guimarães.

Com sede na cidade de Fortaleza, capital do Ceará, a gestão 2022-2025 do CRN-11 terá o desafio de promover ações de orientação e fiscalização nos três estados, prestando serviços para uma população de 19,5 milhões de habitantes e uma base de, aproximadamente, 13 mil profissionais registrados no Sistema CFN/CRN. 

“É um momento muito importante para a Nutrição do Brasil, em especial para esses três estados. Este regional chega num cenário que apresenta um nutricionista para mais de 1.400 habitantes na jurisdição. São pessoas que têm direito a uma assistência em saúde integral, equânime e universal, como garante a nossa constituição. São pessoas que precisam, portanto, de uma assistência nutricional em todos os níveis de atenção em saúde. Este é o desafio e o Conselho Federal de Nutricionistas estará sempre perto para contribuir nesta caminhada”, disse Kátia Regina Guimarães.

O presidente do CFN, o nutricionista Élido Bonomo, enviou um vídeo parabenizando os conselheiros do novo regional, os funcionários e, também, conselheiros e equipe do CRN-6, que foi parte importante no processo de estudo para o desmembramento do regional. 

 

O nutricionista Ribamar Mendes falou da emoção em ser escolhido como o primeiro presidente da história do CRN-11 e das propostas da gestão. “Hoje é um dia de agradecimentos, de firmarmos compromissos e de festejar… quero agradecer aos nutricionistas que votaram e acreditaram nas nossas propostas e também ao Conselho Federal de Nutricionistas, que teve a sensibilidade de homologar essa nossa solicitação de criação do CRN-11, provando que havia a necessidade e condições para que isso acontecesse. Nosso compromisso é de cumprir todas as normas exigidas pelo serviço público, sempre agindo dentro da legalidade”, declarou.

Ribamar ainda falou da importância da categoria e, agora, do CRN-11, na luta contra a fome e insegurança alimentar da população. “A gente muito falou da importância da segurança alimentar. Mas não podemos ficar longe dela. A gente tem que buscar e ocupar espaços em todos os segmentos da sociedade para falar sobre esse assunto e mostrar como somos figuras centrais no enfrentamento a este problema da fome e insegurança alimentar em nosso país”, destacou.

O nutricionista Samuel Paulino, presidente do CRN-6, parabenizou os conselheiros empossados e externou o sentimento de dever cumprido com o desmembramento para a criação do CRN-11. “O CRN-1 nasce grande e envolto por desafios. Eu lembro que esse regional nasceu de um sonho… e eu tenho a certeza de que a gestão 2022-2025 deste CRN-11 tem a ousadia e coragem para enfrentar esses desafios… desejo uma gestão de muito trabalho, desafios e que vocês nunca percam a capacidade de sonhar”, concluiu, 

Em seu momento de fala, a nutricionista Fátima Furho, presidente da Federação Nacional de Nutricionistas, agradeceu o convite da organização e declarou que o desmembramento do CRN-6 significa mais independência, autonomia e busca de melhores condições de atuação profissional. “O Conselho tem a missão de orientar, fiscalizar e normatizar o exercício profissional… lançando no mercado profissionais comprometidos com a ética e a segurança alimentar da população em um momento tão triste, com 18 milhões de pessoas passando fome e outros milhões em condição de insegurança alimentar. O nutricionista tem um papel muito importante neste contexto, pois tem um compromisso com as populações, com as comunidades”. 

REPRESENTAÇÃO

O CRN-11 já tem desafios importantes. O órgão conta com 625 municípios e mais de mil estabelecimentos registrados em uma área total de 732 mil/km2 – um território maior que a França – a ser coberto pela fiscalização. A sede do regional será na cidade de Fortaleza, capital do Ceará, com delegacias em São Luis, no Maranhão, e em Teresina, no Piauí.

A nutricionista Risoneide Calazans, conselheira do CFN, em sua fala, declarou que “o cenário de fome e insegurança alimentar talvez seja o maior desafio para os nutricionistas do CRN-11. E isso não é tarefa fácil. É preciso estar mais próximo da base, entender os problemas vividos pelos profissionais e pela população que precisa ser assistida pelos nossos serviços. Por isso, parabenizo a todos que acreditaram neste sonho, na certeza de que o CRN-11 terá uma excelente gestão, acolhendo os profissionais, mas também cumprindo a missão de orientar e fiscalizar o nosso exercício profissional, em benefício da sociedade”. 

O conselheiro do CFN Amilton Feitosa também saudou a todos na mesa, parabenizou a nova gestão e declarou, emocionado, a importância da criação do CRN-11. “Este é um momento muito especial. Enquanto conselheiros federais, estamos aqui nesta solenidade representando o Sistema CFN/CRN, e a nossa luta é para que este sistema se fortaleça na missão de normatizar e fiscalizar o exercício profissional, mas não esqueçamos da luta pela garantia da segurança alimentar e nutricional da população. Não podemos ficar insensíveis, pois a população espera o nosso posicionamento político”, destacou.

O CRN-11 tem jurisdição nos estados do Ceará, Piauí e Maranhão, que somam 19 milhões de habitantes, 13 mil nutricionistas registrados no Sistema CFN/CRN em 625 municípios em uma área total de 732 mil/km2.

Acesso o site do CRN-11: crn11.org.br