NOTÍCIAS

Sistema CFN/CRN vai ter um novo regional

Sistema CFN/CRN vai ter um novo regional

12/03/2021

Ceará, Maranhão e Piauí formarão o CRN-11, após desmembramento do CRN-6.

Está confirmado. O Sistema CFN/CRN terá mais um regional. Agora os estados do Ceará, Maranhão e Piauí formarão o 11º regional do Sistema, o CRN-11. A decisão, unânime, foi tomada na 412ª Reunião Plenária do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), realizada no último dia 9.

Para a nutricionista Rita Frumento, presidente do CFN, a criação do regional é necessária ante as demandas locais e necessidade de maior representação institucional daqueles profissionais. “O Sistema CFN/CRN cresceu muito nos últimos anos. Tivemos um salto importante na nossa profissão, com a inscrição de milhares de novos profissionais. O CRN-6, com sede em Recife, já precisava desse desmembramento e isso veio na hora certa. Desejo um futuro alvissareiro ao CRN-11, aos futuros conselheiros e aos profissionais do Ceará, Maranhão e Piauí.

O nutricionista Samuel Paulino, presidente do CRN-6, destaca a necessidade desse desmembramento para garantir aos profissionais dos três estados uma representação mais próxima. “O desmembramento é uma luta antiga de nutricionistas da região. Ao longo dos anos, Sindicatos, Instituições de Ensino (IEs) e entidades da categoria pleiteavam a criação de um novo regional, com os estados do CE, MA e PI. Fizemos os estudos para a viabilidade, nos comprometemos com a categoria e conseguimos a aprovação junto ao nosso Conselho Federal.” Ele ainda afirma que o desmembramento é importante para que o nutricionista, de todos os locais, seja melhor assistido, fortalecendo a profissão e a atuação da categoria.

Com a decisão tomada, o CFN atende um desejo dos profissionais da região. Agora, seguem os trâmites para consolidação e formalização do CRN-11, que terá a missão de fiscalizar profissionais e empresas nos 625 municípios que serão abrangidos.