NOTÍCIAS

Sistema CFN/CRN realiza o V Seminário Nacional de Ética

Sistema CFN/CRN realiza o V Seminário Nacional de Ética

15/12/2020

Evento ocorre nos dias 15 e 18 de dezembro, por videoconferência

Começou nesta terça-feira (15) o V Seminário Nacional de Ética do Sistema CFN/CRN – Construindo a Política Nacional de Ética. Devido a pandemia de Covid-19 e respeitando os protocolos de distanciamento social, este ano o encontro será todo realizado por videoconferência. O evento, de dois dias, será encerrado na próxima sexta-feira (18). A atividade reuniu 43 participantes, envolvendo conselheiros federais, regionais e funcionários dos conselhos regionais, para debater ações relacionadas ao universo ético do exercício da profissão.

A nutricionista, conselheira federal e coordenadora da Comissão de Ética do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), Silvia Cozzolino, realizou a abertura do evento, saudando os presentes. “Que seja um encontro bastante produtivo, para que possamos consolidar a Política Nacional de Ética (PNE). Conto com o empenho e a participação de cada um, para concretizarmos um produto final até o encerramento dessa gestão do CFN em maio de 2021”.

Os facilitadores Talita dos Anjos e André Soares, da Co-Criatório, iniciaram os trabalhos do seminário com a dinâmica Check-in. Duplas em ambientes virtuais simultâneos para debater os desafios e as expectativas dos participantes do evento. Assim, foi criado um mural virtual com as impressões levantadas.

Silvia Cozzolino apresentou uma linha do tempo, com o trabalho realizado dentro do Sistema CFN/CRN para o desenvolvimento da PNE. Ela frisou que o IV Seminário Nacional de Ética, realizado em dezembro de 2019, iniciou o processo de construção do PNE. Em outubro deste ano, o CFN criou uma Comissão Especial e Transitória de Construção da Política Nacional de Ética (CET-PNE), coordenada pela conselheira federal, Dulce Ribas, com a participação de representantes dos Conselhos Regionais de Nutricionistas. Em novembro, a CET-PNE realizou uma escuta com os regionais sobre os desafios e as perspectivas da PNE, resultando na realização do V Seminário Nacional de Ética para dar continuidade ao trabalho de construção coletiva.

Encerrando os trabalhos deste primeiro dia do seminário, foi realizada a dinâmica Aquário, permitindo aos participantes o debate sobre como avançar na elaboração da PNE.

Texto: Rodrigo Rueda