NOTÍCIAS

Sistema CFN/CRN realiza a VII Jornada de Fiscalização, em São Paulo

Sistema CFN/CRN realiza a VII Jornada de Fiscalização, em São Paulo

26/11/2019

Na manhã desta terça-feira (26), teve início em São Paulo (SP) a VII Jornada de Atualização Técnica de Fiscais do Sistema CFN/CRN. O evento, que vai até a próxima quinta-feira (28), reúne nutricionistas fiscais de todo o Brasil, coordenadores de fiscalização, assessorias técnicas e conselheiros para debater ações relacionadas ao trabalho de fiscalização do exercício profissional.

A mesa de abertura do evento foi composta pelas nutricionistas Elisabeth Chiari (diretora e coordenadora da Comissão de Fiscalização do Conselho Federal de Nutricionistas – CFN); Darlene Ramos, diretora-tesoureira do CFN; Júlia Medeiros Ramalho, conselheira representante das comissões de fiscalização dos conselhos regionais de nutricionistas (CRN) e Emanuelly Gervásio Moura da Silva, coordenadora representante do setor de fiscalização.

Ao abrir os trabalhos, Elisabeth Chiari reforçou a importância da fiscalização para a sociedade. “É o trabalho dos fiscais na ponta que garante a saúde e a alimentação de qualidade para a população. A nossa gestão atua para fortalecer a equipe de fiscalização. Vocês são os principais atores do Sistema CFN/CRN”.

Na visão de Darlene Ramos, o nutricionista fiscal deve ter sempre em mente princípios norteadores à boa prática da Nutrição. “A atuação do fiscal precisa ser pautada pela ética, pelo compromisso e, acima de tudo, uma fiscalização mais humana”.

CRIATIVIDADE

Dando continuidade ao evento, os participantes assistiram a palestra do humorista Márcio Ballas, que apresentou uma abordagem sobre a criatividade como ferramenta para solução de conflitos. Ele contou um pouco da sua experiência como palhaço e comediante, ao levar alegria para as pessoas, mesmo nas situações adversas, como numa guerra ou durante um tratamento hospitalar.

“Quando a gente fala de criatividade, a gente fala da capacidade de fazer acontecer. É uma oportunidade para novas experiências e abrir a cabeça para utilizar a criatividade no dia a dia”, destacou Ballas, que promoveu dinâmicas com os participantes e momentos de descontração.

PROGRAMAÇÃO

Pela manhã, a nutricionista e conselheira Joyce Andrade apresentou o Manual de Orientação do Nutricionista Fiscal: Conduta Profissional e Ética. Na sequência, a nutricionista Silvia Cozzolino, conselheira e coordenadora da Comissão de Ética do CFN abordou o tema Suplementação com micronutrientes: quanto e para quem?

Já no período da tarde foi promovida a primeira oficina da jornada, sobre fitoterapia na prática, com a nutricionista Sula de Camargo.

Foto: UIC/CFN