NOTÍCIAS

Sistema CFN/CRN participa do IX Encontro Nacional das Entidades de Nutrição

Sistema CFN/CRN participa do IX Encontro Nacional das Entidades de Nutrição

04/10/2022

Evento abre a participação do CFN no XXVII Congresso Brasileiro de Nutrição (Conbran 2022).

De 04 a 07 de outubro, o Sistema CFN/CRN participa do XXVII Congresso Brasileiro de Nutrição (CONBRAN 2022), realizado em Maceió (AL). Na manhã desta terça-feira (4), ocorreu o IX Encontro Nacional das Entidades de Nutrição (ENAEN).

A mesa de abertura do encontro contou com a participação do presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), Élido Bonomo, da presidente da Associação Brasileira de Nutricionistas (Asbran), Ruth Guilherme, da presidente da Federação Nacional de Nutricionistas (FNN), Fátima Fuhro e André Dias, representante da Executiva Nacional dos Estudantes de Nutrição (ENEN).

Élido Bonomo destacou a necessidade de aprofundar o diálogo e a cooperação entre as entidades da Nutrição. “Precisamos discutir ações conjuntas entre as entidades, trabalhando as pautas de interesse dos nutricionistas brasileiros, sempre na perspectiva de ampliar as conquistas”.

Na sequência, os participantes acompanharam a palestra ‘Desigualdades Sociais, Fome e Políticas Públicas’, com Francisco Menezes, da ActionAidBrasil. O conteúdo abordado teve como base o 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de COVID-19, da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan).

Francisco destacou um conjunto de desigualdades que contribuem para o agravamento da insegurança alimentar no Brasil. A pandemia, o desemprego, a desigualdade de renda, o endividamento das famílias brasileiras e os impactos sofridos pela alimentação escolar. “Este é um evento importante. Uma grande oportunidade estar aqui conversando com vocês, nesse momento que é crucial. O Brasil chegou a sair do cenário da fome mundial, mas agora temos um quadro ameaçador. O que vemos é uma migração da insegurança alimentar leve, para a moderada ou grave. Pobreza e insegurança alimentar são fatores que estão associados”.

O pesquisador disse que existe uma situação nova de extrema pobreza no Brasil. “Pessoas que perdem a renda subitamente e caem numa situação extrema, com as dificuldades de conviver nessa nova realidade. São famílias inteiras que passaram a viver nas ruas”. Ele também disse que acredita na capacidade rápida e efetiva da transferência de renda, mas que apenas isso não basta. “Precisamos preservar e até pensar no aumento do Auxílio Brasil, bem como aprimorar o programa, com a reconstrução do cadastro único, pois não existe cobrar aplicativo de celular para pessoas que estão na extrema pobreza. O governo também precisa repensar as políticas públicas de SAN, que foram desmontadas ou sofreram com perda de orçamento”.

A alimentação escolar também entrou na pauta do debate, com destaque sobre a pressão no Congresso Nacional para aprovar o reajuste do repasse para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) também foi apontado como uma solução rápida para garantir acesso aos alimentos para aqueles que sofrem com a insegurança alimentar.

Pacto Nacional Contra a Fome

Francisco também abordou a necessidade de um pacto nacional contra a fome. “Betinho dizia que ninguém tem coragem que é a favor da fome. Precisamos de um pacto nacional, para colocar os presidentes dos poderes constituídos do Brasil, representantes das igrejas, para debater uma situação emergencial que precisa de unidade para ser solucionada”

Plenária final

No período da tarde, os participantes foram divididos em grupos para debater propostas e ações para os próximos anos e depois participaram da plenária final do evento. A nutricionista e conselheira do CFN, Carmem Franco, uma das organizadoras do IX ENAEN, destacou a importância do encontro. “Tenho certeza que foi um dia muito produtivo. Saímos deste encontro com a esperança renovada e com a certeza de que juntos, podemos fazer muito mais pela categoria e pela sociedade”.

Confira a galeria de imagens do evento.