NOTÍCIAS

Sistema CFN/CRN inicia a IX Jornada de Atualização Técnica de Fiscais

Sistema CFN/CRN inicia a IX Jornada de Atualização Técnica de Fiscais

23/11/2021

Evento acontece de forma híbrida e vai até a próxima quinta-feira (25).

Começou na tarde desta terça-feira (23) a IX Jornada de Atualização Técnica de Fiscais do Sistema CFN/CRN. Devido a pandemia de Covid-19, o evento está sendo realizado de forma híbrida, com a participação dos conselheiros da Comissão de Fiscalização (CF) na sede do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) e os demais participantes em seus respectivos estados, por videoconferência. O evento reúne nutricionistas fiscais de todo o país, coordenadores dos setores de fiscalização dos 10 conselhos regionais, assessorias técnicas e conselheiros para debater sobre a fiscalização do exercício profissional.

A mesa de abertura do encontro foi composta pelas nutricionistas Ivete Barbisan, coordenadora da CF; Ana Jeanete Haro, diretora-tesoureira do CFN; Risoneide Calazans, conselheira; e Naum Charles do Nascimento, conselheiro. O presidente do CFN, Élido Bonomo, e a conselheira Maria Cristina Mendes Bignardi Pessôa, integrante da CF, também participaram da abertura de forma remota.

Ao saudar os participantes, Élido Bonomo destacou alguns desafios. “Os fiscais vão até os locais, realizam as visitas e contribuem na formulação da política de fiscalização do Sistema CFN/CRN. Precisamos sempre escutar os nossos fiscais para adequar nossa política de acordo com as reais necessidades de cada lugar. Não é fácil realizar um evento dessa grandeza remotamente. O ser humano gosta de abraçar, trocar, receber o calor afetivo das pessoas, ainda mais nesse tempo tão árduo que vivemos. Espero que em breve possamos realizar os nossos eventos presencialmente… que esta seja uma grande jornada, com grandes resultados”.

Maria Cristina Mendes Bignardi Pessôa convidou os participantes para assistir um vídeo de homenagem ao nutricionista Luis Paulo de Carvalho Júnior, que foi coordenador de Fiscalização do Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região (CRN-3) e que faleceu em julho deste ano. “Não poderíamos deixar de agradecer pelo legado que o LP deixou no Sistema CFN/CRN. Ele sempre atuou pelo crescimento da profissão de nutricionista e de técnico em Nutrição e Dietética. Sempre trabalhou pelo coletivo, buscando soluções para os conflitos, por isso ele é especial. Foram diversos momentos, com muitas histórias. Em nome do Sistema CFN/CRN e dos amigos, deixamos para os pais e para a esposa do Luís, o nosso carinho e abraço. Luís estará para sempre em nossos corações”, destacou emocionada, Maria Cristina.

MOMENTO FISCAL

Após uma breve pausa, o evento foi retomado com a atividade Momento do Fiscal, no qual os representantes dos setores de Fiscalização de todos os conselhos regionais falaram sobre o trabalho executado e os desafios impostos pela pandemia de Covid-19. A apresentação foi mediada pela nutricionista e diretora-tesoureira do CFN, Ana Jeanette Lopes de Haro.

Destaque para o Conselho Regional de Nutricionistas da 6ª Região (CRN-6), que fez uma apresentação do trabalho ao longo do período de pandemia e abordou o processo de desmembramento do órgão, dando origem ao Conselho Regional de Nutricionistas da 11ª Região (CRN-11), com jurisdição nos estados do Ceará, Maranhão e Piauí. O CRN-11 iniciará suas atividades a partir de 1ª de janeiro de 2022, sediado em Fortaleza (CE). 

DEBATES

Para finalizar o primeiro dia do encontro foi realizado um amplo debate sobre _Mídia e comportamento: dietas da moda, idealização corporal e transtornos de imagem_, com os palestrantes Maristela Spanghero e Rodrigo Daniel Sanches. O debate foi mediado pela nutricionista e conselheira do CFN, Maria Cristina Mendes Bignardi Pessôa.

PROGRAMAÇÃO

Para o segundo dia da IX Jornada de Atualização Técnica de Fiscais do Sistema CFN/CRN estão programados debates sobre a Resolução CFN nº 702/2021, Ergonomia na atividade do nutricionista fiscal, uma oficina de apuração de denúncias de exercício ilegal e sobre a atuação do nutricionista em saúde coletiva.