NOTÍCIAS

Sistema CFN/CRN encerra o V Seminário Nacional de Ética

Sistema CFN/CRN encerra o V Seminário Nacional de Ética

18/12/2020

Evento realizado por videoconferência mobilizou nutricionistas de todo o país

Foi encerrada na manhã desta sexta-feira (18), o V Seminário Nacional de Ética do Sistema CFN/CRN – Construindo a Política Nacional de Ética. O segundo dia de evento reuniu 38 participantes, envolvendo conselheiros federais, regionais e funcionários dos conselhos regionais, para debater ações relacionadas ao universo ético do exercício da profissão. Devido a pandemia de Covid-19 e respeitando os protocolos de distanciamento social, este ano o encontro foi realizado por videoconferência, nos dias 15 e 18 de dezembro.

A nutricionista e conselheira federal Dulce Ribas, coordenadora da Comissão Especial e Transitória de Construção da Política Nacional de Ética (CET-PNE) iniciou o segundo dia do seminário abordando os quatro eixos da Política Nacional de Ética (PNE), construídos a partir da contribuição dos conselheiros que participam das comissões de ética nos conselhos regionais. Os quatro eixos estabelecidos são: objetivos e diretrizes da PNE; perfil e princípios da função ética do Sistema; estrutura das ações da função ética e estrutura da área da ética no âmbito do Sistema CFN/CRN.

Na sequência do encontro, os facilitadores Talita dos Anjos e André Soares, da Co-Criatório, promoveram duas dinâmicas. Primeiramente, foi realizada a dinâmica Aquário, tendo como ponto de partida os princípios que devem nortear a PNE do Sistema CFN/CRN. Vale destacar que está programado para janeiro de 2021, a realização de oficinas com a participação dos conselhos regionais, para dar continuidade ao processo de construção coletiva da PNE. Depois, os participantes foram distribuídos em duplas, para uma dinâmica sobre qual perfil deve ter a função ética no Sistema CFN/CRN.

Encerrando o encontro, a nutricionista, conselheira federal e coordenadora da Comissão de Ética do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), Silvia Cozzolino, avaliou positivamente o evento. “O V Seminário Nacional de Ética do Sistema CFN/CRN foi excelente. Contamos com a participação de profissionais engajados e com o mesmo objetivo, de trabalhar pela construção da Política Nacional de Ética, que beneficie os nutricionistas e toda sociedade”.

Texto: Rodrigo Rueda