NOTÍCIAS

Sistema CFN/CRN encerra o Encontro Nacional de Fiscalização 2022

Sistema CFN/CRN encerra o Encontro Nacional de Fiscalização 2022

18/05/2022

Evento reuniu conselheiros e coordenadores de Fiscalização dos 11 regionais.

Nos dias 17 e 18 de maio foi realizado o Encontro Nacional de Fiscalização do Sistema CFN/CRN, na sede do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), em Brasília (DF). O evento reuniu Presidentes de Conselhos Regionais, Conselheiros e Coordenadores das Comissões de Fiscalização e dos setores de Fiscalização dos 11 Conselhos Regionais de Nutricionistas (CRN) e do CFN, para debater estratégias e ações de aprimoramento das rotinas fiscalizatórias.

A abertura do encontro foi realizada pelo nutricionista e presidente do CFN, Élido Bonomo, que ressaltou a importância da fiscalização para o bom exercício profissional dos nutricionistas e dos técnicos em Nutrição e Dietética, visando sempre a prática pautada na ética e comprometida com a Segurança Alimentar e Nutricional da população brasileira, em benefício de toda sociedade.

Participaram do evento, pelo CFN: a diretora-tesoureira Ana Jeanette Lopes de Haro, os conselheiros federais Ivete Barbisan (coordenadora da Comissão de Fiscalização), Maria Cristina Mendes Bignardi Pessôa, Naum Charles, Risoneide Calazans e as colaboradoras Adele da Matta Costa e Deise Regina Baptista.

Para Ivete Barbisan, o evento foi de grande importância para todos os participantes. “Estamos muito felizes com a realização do Encontro Nacional de Fiscalização de forma presencial. Nada substitui essa troca de energia, de experiências, o olho no olho. Aproveitamos cada instante para debater e pensar a nossa participação nos outros eventos ao longo do ano, como o Congresso Brasileiro de Nutrição (Conbran) e a IX Jornada de Atualização Fiscal do Sistema CFN/CRN, além de discutirmos avanços necessários para a atividade fim dos conselhos regionais, que é a fiscalização”.

Durante os dois dias, os participantes debateram temas de grande relevância, como o registro e cadastro de pessoas jurídicas nos conselhos regionais, exercício ilegal da profissão, teleconsulta, efeitos da FOC na fiscalização, o novo sistema de cadastro de nutricionistas no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Práticas Integrativas e Complementares em Saúde por nutricionistas e, ao final, uma apresentação dos coordenadores do Setor de Fiscalização.