NOTÍCIAS

Sistema CFN/CRN encerra a VIII Jornada de Atualização Fiscal

Sistema CFN/CRN encerra a VIII Jornada de Atualização Fiscal

26/11/2020

Evento realizado por videoconferência durou dois dias e mobilizou 130 nutricionistas fiscais.

Foi encerrada na tarde desta quinta-feira a VIII Jornada de Atualização Fiscal do Sistema CFN/CRN. Neste segundo dia de evento, realizado em 24 e 26 de novembro, 130 participantes, entre nutricionistas fiscais de todo o Brasil, coordenadores dos setores de fiscalização dos 10 conselhos regionais, assessorias técnicas e conselheiros, debateram ações e estratégias relacionadas ao trabalho de fiscalização do exercício profissional.

A primeira atividade do segundo dia da jornada foi a palestra da nutricionista Sula de Camargo, sobre prescrição de suplementos alimentares, com a mediação da nutricionista e conselheira do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), Silvia Cozzolino. Foram apresentadas as principais mudanças promovidas com a publicação da Resolução CFN nº 656/2020, que trata sobre a prescrição dietética pelo nutricionista de suplementos alimentares, passando por resoluções e instruções normativas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Durante a jornada, a Comissão de Fiscalização do Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região (CRN-3) lançou uma cartilha orientativa sobre a Resolução CFN nº 656/2020, para nortear a atuação dos nutricionistas e esclarecer eventuais dúvidas. Para acessar o material, clique aqui.  

Na sequência do encontro, mais duas palestras e uma vivência. A palestra ministrada pela nutricionista Solange Castro, coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) foi mediada pelo coordenador da Unidade Técnica do CFN, Juarez Calil Alexandre. Solange destacou os aspectos nutricionais da Resolução FNDE nº 6/2020, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A terceira palestra do dia abordou a saúde mental e emocional no contexto da pandemia, com a psicóloga e docente da Universidade de Brasília (UnB), Larissa Polejack, com mediação da conselheira do CFN, Vânia Passero. A vivência, última experiência da jornada, teve como tema, comunicação e integração, com Rafael Maretti e Rubia Gouveia, facilitadores da Base 2business, com dinâmicas sobre emoções, engajamento, relacionamentos e realizações. 

O encerramento da Jornada foi com a nutricionista Elisabeth Chiari, diretora-secretária e coordenadora da Comissão de Fiscalização do CFN. Ela fez um balanço positivo do evento, que este ano foi realizado de forma virtual, respeitando as medidas de isolamento social impostas pela pandemia do novo coronavírus. “Finalizamos a VIII Jornada de Atualização Técnica dos Fiscais do Sistema CFN/CRN hoje. Foram duas tardes de evento 100% online, com aproximadamente 130 participantes. A realização da Jornada está prevista na Política Nacional de Fiscalização com o intuito de atualizar e uniformizar os procedimentos de fiscalização entre os 10 conselhos regionais. Dessa forma, possibilitamos um atendimento ao profissional nutricionista e técnico em nutrição e dietética com qualidade, em conformidade com as legislações, sempre visando a orientação técnica e acolhedora”. 

Elisabeth Chiari também destacou os desafios para realização do evento totalmente online. “Foi um grande desafio para a equipe, pois vivemos um momento complicado, onde todos estão saturados de reuniões online e, ao mesmo tempo, ansiosos com as incertezas sobre o futuro. Por esses motivos, organizamos uma programação dinâmica e com o foco acolhedor, não deixando de lado a programação técnica necessária para alcançarmos o objetivo previsto. Debatemos assuntos pulsantes na fiscalização e que precisam ter entendimentos uniformes para melhor orientação dos nutricionistas em geral. Finalizamos a jornada com sucesso, atingindo o objetivo proposto para o momento”, concluiu. 

PRÓXIMOS EVENTOS

O Sistema CFN/CRN se prepara para mais dois eventos: o Encontro de Comunicação 2020 e o V Seminário de Ética. Ambos serão realizados virtualmente, debatendo propostas que serão apreciadas posteriormente pelo plenário do CFN.

 

Texto: Rodrigo Rueda