NOTÍCIAS

Sistema CFN/CRN debate ações para a formação profissional

Sistema CFN/CRN debate ações para a formação profissional

27/04/2022

Encontro teve como objetivo alinhar as atividades previstas para o ano.

Integrantes das Comissões de Formação Profissional do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) e dos Conselhos Regionais de Nutricionistas (CRN) estiveram reunidos virtualmente na tarde da última segunda-feira (25), para avaliar o desenvolvimento das ações previstas para o ano.

Na pauta, o debate sobre casos de divulgação de cursos que não atendem às Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Nutrição (DCNs), a atuação do nutricionista como coordenador de curso e docente, visando uma atuação mais próxima do Sistema CFN/CRN para orientar e fomentar ações com as Instituições de Ensino Superior (IES) e o planejamento das ações para a participação no XXVII Congresso Brasileiro de Nutrição (CONBRAN), que acontecerá no mês de outubro, em Maceió (AL).

Kátia Guimarães, vice-presidente do CFN e coordenadora da Comissão de Formação Profissional do órgão, destaca o resultado final do encontro. “Foi uma reunião bem produtiva. Estabelecemos a criação de uma campanha do Sistema CFN/CRN para que as IES garantam o nutricionista como coordenador do curso de Nutrição, pensando na qualificação dos futuros profissionais. Também queremos alertar os estudantes e a sociedade, para novos cursos na modalidade live, algo que não é nem presencial, nem EaD. Essa modalidade não é reconhecida pela legislação de ensino. Vamos tratar a questão com outras profissões e levar esse ponto para Comissão de Educação do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde”.

Também participaram do encontro: Bruno Reis, Lorena Chaves e Renata Monteiro (integrantes da CFP/CFN), Vanille Pessoa (representante da comunidade profissional), Janaína Baiocchi (gerente técnica do CRN-1), Ana Luiza Scarparo e Fernanda Fiorenza (coordenadora da CFP/CRN-2 e coordenadora técnica do CRN-2, respectivamente), Irene Macedo (coordenadora da CFP/CRN-3), Maria Lúcia Polônio (coordenadora da CFP/CRN-4), Nanci Berto e Tatiana Marin (ambas da CFP/CRN-8), Luiz Carlos Júnior (CFP/CRN-9), Adriana Salum (coordenadora da CFP/CRN-10) e Natália Oliveira, assessora da Unidade Técnica do CFN.

#SextouComAFormacao

A CFP/CFN vem promovendo uma série de lives, com transmissão pelo Canal do CFN no YouTube. O #SextouComAFormacao tem como objetivo, debater temas relevantes para a formação do nutricionista, com a participação de docentes, discentes e profissionais.

A terceira live será realizada na próxima sexta-feira (29), às 18h e o tema da vez é “Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade, Intersetorialidade e Interprofissionalidade na Formação por Competência”. A conselheira federal Renata Monteiro será a mediadora do debate com os nutricionistas Cezar de Azevedo e Maísa Beltrame Pedroso.