NOTÍCIAS

Sistema CFN/CRN celebra o Dia do Nutricionista 2021

Sistema CFN/CRN celebra o Dia do Nutricionista 2021

26/08/2021

Para comemorar a data, os CRN prepararam uma programação especial.

O Sistema CFN/CRN comemora na próxima terça-feira, 31 de agosto, o Dia do Nutricionista. A data marca o nascimento da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), em 1949, atualmente conhecida como Associação Brasileira de Nutrição (Asbran). Para este ano, o tema da campanha aborda o conceito do nutricionista como profissional conectado à saúde, ao bem-estar e ao desenvolvimento do país.

A nutricionista Rita Ferreira Frumento, presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), explica um pouco mais sobre a temática. “O tema surgiu durante o Encontro Nacional de Comunicação 2020 e foi aprovado pelo plenário do CFN. A ideia da campanha é valorizar a atuação de cada nutricionista ao mostrar que somos profissionais da saúde e que estamos dentro do contexto de desenvolvimento do país. Mostramos para a sociedade, que a figura do nutricionista está presente em vários lugares, fazendo a diferença no dia a dia, na vida das pessoas”.

A pandemia de Covid-19 infelizmente ainda não chegou ao fim. Por isso, é importante manter o uso adequado de máscaras, cobrindo a boca e o nariz, seguir as regras de distanciamento social, fazer uso do álcool 70% e sempre que possível, higienizar as mãos. Para não deixar essa data passar, os Conselhos Regionais de Nutricionistas (CRN) prepararam uma programação especialmente voltada para os mais de 170 mil nutricionistas espalhados por todo o Brasil. Confira:

CRN-1

O CRN-1 vai promover, nos dias 25 e 26 de agosto, dois dias de atividades voltadas para o crescimento profissional. Apesar de ser aberto ao público via YouTube, o certificado será emitido apenas para aqueles que realizaram a inscrição pelo Sympla. Serão seis Circuitos de Experiências com palestras, convidados e interação com os nutricionistas participantes.

Acesse o site do CRN-1 e saiba mais sobre o evento.

CRN-2

No Rio Grande do Sul, o Dia do Nutricionista será comemorado com o webinar Nutrição nas mídias sociais, no dia 31 de agosto, às 18h, no canal do CRN-2 no YouTube. Durante o evento também será lançado o e-book “Relatos de Experiências dos Nutricionistas”, uma iniciativa do CRN-2 com apoio da Associação Gaúcha de Nutrição (Agan).

Clique aqui para saber mais sobre as ações do CRN-2 no Dia do Nutricionista.

CRN-3

Em alusão ao Dia do Nutricionista, o CRN-3 está divulgando nas redes sociais depoimentos de clientes, gestores e de profissionais de outras áreas reconhecendo e enaltecendo a atuação dos nutricionistas em diferentes segmentos. E entre os dias 21, 22 e 23 de setembro o regional também realizará o evento online “Nutrição que evolui: conexões e desafios pós-pandemia”, em comemoração conjunta ao Dia do Técnico em Nutrição e Dietética. Ainda na ocasião, os inscritos no CRN-3 contarão com a cerimônia de entrega dos tradicionais prêmios Dra. Eliete Salomon Tudisco e Neide Guadenci de Sá.

Para saber mais, acesse o site do CRN-3.

CRN-4

No Rio de Janeiro e no Espírito Santo a data será comemorada com um evento online no dia 28 de agosto, das 9h às 12h30min, em que apresentará o conceito da campanha do Dia do Nutricionista promovida pelo CRN-4 e painéis voltados à valorização do profissional de nutrição com foco em seu papel social no combate à fome com suporte à agricultura familiar. Será trabalhada a disseminação de informação científica relevante por meio do projeto CRN-4 Com Ciência e no tratamento da saúde mental e transtornos alimentares durante a pandemia de Covid-19. O evento também terá uma oficina voltada a abordar o empreendedorismo para nutricionistas. O CRN-4 também preparou uma comemoração especial para o dia 31 de agosto. O Cristo Redentor será iluminado de verde em homenagem aos nutricionistas e à ciência da Nutrição  A ação faz parte da campanha “Sou nutricionista, trabalho com ciência”, que tem como objetivo reforçar a importância do embasamento científico que os profissionais têm em suas práticas. A homenagem busca colocar em evidência o nutricionista, conscientizando a sociedade sobre a necessidade de combater os leigos, principalmente os que disseminam informações falsas na internet e contra à ciência. A ação será realizada na terça-feira, 31 de agosto, das 19h às 20h.

Acesse o site do CRN-4 e saiba mais.

CRN-5

O Conselho Regional da 5ª Região (CRN-5) realiza de 30/08 a 02/09 mais uma edição do Bem Viver Nutrição. Nesta edição, o evento será transmitido ao vivo pelo canal do CRN-5 no YouTube, com minicursos em salas simultâneas. Todas as atividades são gratuitas.

Para saber mais, clique aqui.

CRN-6

O Conselho Regional de Nutricionistas da 6ª Região preparou um dia inteiro de imersão em Nutrição, voltado para atualização profissional com foco em evidências científicas, promoção da saúde e bem-estar. O evento totalmente gratuito e com certificado de 8h, será transmitido pelo canal do CRN-6 no YouTube, no dia 28 de agosto, a partir das 9h.

Para saber mais, clique aqui.

CRN-7

No Conselho Regional de Nutricionistas da 7ª Região, a data será comemorada com a palestra online “Perspectiva da Nutrição na alimentação escolar no cenário de pós-pandemia do Covid-19”, no dia 04 de setembro, das 9h às 11h e com inscrições abertas no site do CRN-7.

Clique aqui para acessar o site do CRN-7.

CRN-8

O CRN-8 está produzindo vídeos para homenagear os nutricionistas do Paraná. A ação tem como objetivo, conscientizar a sociedade sobre a atuação do nutricionista enquanto profissional da área da saúde e da ciência, promovendo uma reflexão sobre a Nutrição.

Acesse o site do CRN-8 e saiba mais.

CRN-9

No Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região foi lançada a campanha “Sou nutricionista e desenvolvo o país”. Seis nutricionistas de destaque em Minas Gerais serão homenageados a partir do dia 25 de agosto, nos principais portais dos veículos de imprensa locais e nas redes sociais do conselho regional, com publicações contando a história de cada um desses profissionais. Além dessa ação, todo conteúdo será voltado para uma matéria especial sobre a importância do nutricionista para promoção da saúde e como agente desenvolvedor do país.

Para saber mais, acesse o site do CRN-9.

CRN-10

Em Santa Catarina, o Conselho Regional de Nutricionistas da 10ª Região promove a campanha “O nutricionista como promotor da saúde na perspectiva da sustentabilidade”. Profissionais de cada área de atuação foram selecionados para gravar um vídeo, compartilhando suas experiências profissionais. O conteúdo será publicado no canal do CRN-10 no YouTube, a partir do dia 30 de agosto, com ações de divulgação em outdoor e nos portais de notícias regionais.

Acesse o site do CRN-10 e saiba mais.

 

Matéria atualizada às 16h32 do dia 27 de agosto de 2021.