NOTÍCIAS

Semana Mundial de Aleitamento Materno reforça a importância da amamentação

Semana Mundial de Aleitamento Materno reforça a importância da amamentação

01/08/2021

O tema da campanha deste ano é: “Proteger a Amamentação: Uma Responsabilidade de Todos”.

A cada ano, no mês de agosto é celebrado o Agosto Dourado, voltado para promover ações de conscientização sobre a importância do aleitamento materno. Especialmente de 1º a 7 de agosto é celebrada a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) 2021, uma campanha mundial coordenada pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA, sigla em inglês), que visa informar, engajar e estimular ações relacionadas à amamentação. O tema deste ano é “Proteger a Amamentação: Uma Responsabilidade de Todos”.

A Resolução do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) nº 600, de 25 de fevereiro de 2018 trata sobre a definição das áreas de atuação do nutricionista e suas atribuições, para a efetividade dos serviços prestados à sociedade. A assistência nutricional e dietoterápica em Bancos de Leite Humano (BLH) e postos de coleta faz parte da área de atuação dos nutricionistas, responsáveis por desenvolver atividades como: incentivar e promover o aleitamento materno, observando as diretrizes da Norma Brasileira para Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância (NBCAL); prestar assistência à gestante, puérpera, nutriz e lactente na prática do aleitamento materno; coordenar as etapas de processamento, pasteurização, controle microbiológico e outras que envolvam a manipulação, garantindo a qualidade higiênico-sanitária do leite humano, desde a coleta até a distribuição, dentre outras responsabilidades.

Essas atribuições fazem parte do dia a dia da nutricionista Angelita Laipelt Matias (CRN-2/2821), que trabalha no BLH do Hospital Materno Infantil Presidente Getúlio Vargas, em Porto Alegre (RS). Ela conta como é a atuação no hospital. “Oriento as puérperas e gestantes, sobre a importância da amamentação, pega e posição, sinais de fome do bebê. Também ajudo, quando necessário, como resolver alguns problemas que dificultam a amamentação. O aconselhamento em amamentação faz parte do nosso dia a dia. Atendemos mães de UTI Neonatal e da maternidade. Nutricionistas são capacitados para trabalhar com a sociedade na promoção, proteção e recuperação da saúde, sendo um profissional imprescindível na amamentação e por isso, deve estar sempre atualizado no tema”.

Angelita destaca que é dever de todos proteger a amamentação, atuando como uma rede de apoio, com parceria dos companheiros, familiares e vizinhos, sempre levando em consideração que a amamentação não deve ser um gesto solitário. Uma publicação que auxilia a formação dessa rede de apoio é o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos, do Ministério da Saúde (MS). O material apresenta recomendações e informações sobre alimentação de crianças nos dois primeiros anos de vida, apoiando e incentivando as recomendações sobre aleitamento materno e introdução da alimentação complementar adequada e saudável no dia a dia. O documento seguiu os princípios apresentados no Guia Alimentar para a População Brasileira (2014), além dos fundamentos, valores e preceitos importantes para a elaboração das recomendações sobre alimentação infantil.

BANCOS DE LEITE HUMANO

A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR) é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por intermédio de uma parceria entre o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz (IFF/Fiocruz) e o Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas da Secretaria de Atenção à Saúde (DAPE/SAS). O Brasil possui a maior e mais complexa rBLH do mundo, com aproximadamente 160 mil litros de leite humano distribuídos todos os anos a recém-nascidos de baixo peso internados em unidades neonatais no país.

Na visão de Angelita, os Bancos de Leite Humano são estratégicos para as políticas públicas voltadas para a amamentação. “Os BLH no Brasil estão vinculados à Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR), referência não só aqui, mas para América Latina, América do Norte e Europa. O desejo dos BLH é captar leite humano para suprir toda demanda de consumo de leite humano pasteurizado aos prematuros internados na UTI Neonatal. Infelizmente, essa não é a realidade do nosso país, pois falta leite humano doado. Precisamos aumentar o número de doadoras para salvar vidas, pois um litro de leite humano doado pode alimentar até 10 bebês”.

Acesse o site https://rblh.fiocruz.br/localizacao-dos-blhs para encontrar os Bancos de Leite Humano que fazem parte da rBLH-BR.

AMAMENTAÇÃO E PANDEMIA

Diante da situação de emergência de saúde pública gerada pela pandemia de Covid-19, o Ministério da Saúde orienta que a amamentação seja mantida mesmo nos casos de infecção pela mãe, já que não existem constatações científicas significativas sobre a transmissão do coronavírus por meio do leite humano. O Ministério da Saúde também reforça os benefícios do aleitamento materno para a saúde do bebê e da mulher. Em caso de dúvida, procure a ajuda de profissionais da saúde para receber informações sobre os cuidados necessários para amamentar durante o período de contaminação.

ENANI-2019

De acordo com os resultados preliminares dos indicadores de aleitamento materno no Brasil, contidos no Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani-2019), a prevalência de aleitamento materno exclusivo em crianças menores de quatro anos aumentou de 4,7%, em 1986, para 60%, em 2020. Nos bebês menores de seis meses, o aumento foi de 2,9% para 45,7%.

“O Ministério da Saúde recomenda que a amamentação ocorra até os dois anos ou mais de idade e de forma exclusiva nos seis primeiros meses de vida. O leite materno é a melhor fonte de nutrição para os bebês, considerado padrão ouro, diminuindo as taxas de mortalidade infantil em até 13% em crianças menores de cinco anos. Evidências científicas sugerem que os bebês amamentados apresentam risco menor de obesidade, infecções de ouvido, de diabetes mellitus tipo dois, diarréias, infecções respiratórias, alergias, entre outras doenças”, afirma Angelita.

SMAM

A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) é celebrada anualmente de 1º a 7 de agosto. A data surgiu em 1990, em comemoração à Declaração de Innocenti, mas começou a trabalhar temas como sistemas de saúde, mulheres e trabalho, o Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno, apoio comunitário, ecologia, economia, ciência, educação e direitos humanos a partir de 1992. Desde 2016, a SMAM está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).