NOTÍCIAS

Prêmio Lieselotte Ornellas: inscrições prorrogadas até 31 de agosto

Prêmio Lieselotte Ornellas: inscrições prorrogadas até 31 de agosto

20/04/2020

Evento da Asbran é um reconhecimento ao trabalho em prol da categoria

A Associação Brasileira de Nutrição (Asbran) prorrogou até o dia 31 de agosto as inscrições para o Prêmio Lieselotte Ornellas – Nutricionista Destaque no Brasil. Clique aqui e confira o edital.

Para concorrer ao prêmio, o nutricionista precisa ser indicado por uma organização social, entidade de classe ou instituição com personalidade jurídica, como universidades, sindicatos e conselhos. Cada uma delas só pode designar um profissional.

Nutricionistas formados no exterior ou estrangeiros também podem concorrer, desde que possuam registro em um dos 10 regionais do Sistema CFN/CRN.

O resultado será divulgado no dia 30 de setembro, no site da Asbran. A cerimônia de premiação vai ocorrer durante o XXVI Congresso Brasileiro de Nutrição (Conbran), que seria realizado em agosto deste ano, sendo remarcado de 19 a 22 de janeiro de 2021, em Belém (PA).

HISTÓRIA

Lieselotte Hoeschl Ornellas, nascida em Florianópolis (SC) em 23 de setembro de 1917, é remanescente da primeira geração de nutricionistas no Brasil. Sempre cultivou uma consciência humanista e ética, tendo dedicado boa parte de sua vida à capacitação profissional e valorização dos cursos de Nutrição no país.

Expandiu seus conhecimentos em cursos no exterior. A partir do contato com diversas culturas, acumulou experiências que enriqueceram o conteúdo de diversos livros que publicou e que até hoje são referência em cursos de Nutrição do Brasil.

Sua participação como profissional e docente, durante 66 anos, contribuiu de forma singular para o desenvolvimento da Enfermagem e da Nutrição no país. Como presidente da Asbran, trabalhou intensamente pelo reconhecimento da profissão e da ciência. Ela faleceu em 14 de fevereiro de 2017, no Rio de Janeiro.

Texto: Rodrigo Rueda