NOTÍCIAS

Pesquisadores destacam a necessidade de repensar a produção global de alimentos

Pesquisadores destacam a necessidade de repensar a produção global de alimentos

29/10/2020

Comissão EAT-Lancet defende dietas saudáveis e produção sustentável de alimentos

A Comissão EAT-Lancet, da renomada revista científica The Lancet, convocou 37 cientistas de 16 países para desenvolver alvos científicos globais para dietas saudáveis e produção sustentável de alimentos. A estratégia dos pesquisadores consiste em aumentar o consumo de alimentos de base vegetal, como frutas, sementes, legumes, grãos integrais e oleaginosas e, ao mesmo tempo, limitar os alimentos de origem animal.

O resultado inicial deste trabalho pode ser conferido na publicação “Comida, Planeta, Saúde”. Os cientistas alertam que a atual produção global de alimentos ameaça o clima e se constitui como um grande impulsionador da degradação ambiental. Por isso, defendem uma urgente e necessária transformação radical do sistema alimentar global.

Para alcançar um resultado prático até 2050, os pesquisadores apresentam duas metas: dietas saudáveis e produção sustentável de alimentos, além de cinco estratégias: compromisso internacional para firmar dietas saudáveis; reorientar as prioridades agrícolas para produzir alimentos saudáveis; intensificar de forma sustentável a produção de alimentos para aumentar a produção de alta qualidade; governança coordenada da terra e dos oceanos; e reduzir ao menos pela metade o desperdício de alimentos, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Se nenhuma ação for executada, o mundo corre o risco de não cumprir os ODS, deixando um planeta cada vez mais degradado e com boa parte da população sofrendo com a má nutrição e doenças que seriam evitáveis.

Para conferir a publicação “Comida, Planeta, Saúde”, clique aqui.

 

Texto: Rodrigo Rueda, com informações do documento “Comida, Planeta, Saúde”