NOTÍCIAS

Participação do nutricionista na APS é discutida pelo CFN e CGAN

Participação do nutricionista na APS é discutida pelo CFN e CGAN

18/11/2020

Conselho reforçou compromisso na busca de maior inserção do profissional a atenção primária

O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) e a Coordenação de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde (CGAN/SAPS/MS) estiveram reunidos na última quinta-feira (12), por videoconferência, para discutir o papel da Nutrição como área estratégica da Atenção Primária à Saúde (APS) e a importância do nutricionista nesse contexto.

A reunião contou com as nutricionistas Rita Ferreira Frumento, presidente do CFN; Nancy Aguiar, vice-presidente do CFN; Darlene Ramos, diretora-tesoureira do CFN; Rosane Nascimento, superintendente do CFN; e Gisele Bortolini, coordenadora da CGAN/SAPS/MS.

A atuação do nutricionista na APS está pautada no conhecimento técnico da realidade epidemiológica, das estratégias e das ferramentas de ação em saúde coletiva. Rita Ferreira Frumento, inclusive, destaca a importância das discussões sobre o tema como forma de avançar na ampliação do nutricionista dessa área, que é de grande importância para a saúde pública. “Reforçamos o compromisso do CFN de colaborar com o Ministério da Saúde, para aperfeiçoar as ações governamentais, sugerindo ações efetivas que possam sempre beneficiar a população brasileira”, destacou a presidente do órgão, Rita Ferreira Frumento.

 

Foto: Rodrigo Nunes/MS