Parceria entre MDS, CFN E UNIRIO visa qualificação da Agenda de Alimentação e Nutrição do SUAS
04/09/2024
Com investimento de R$ 2,9 milhões até 2026, a iniciativa trará diretrizes para promoção da alimentação adequada e saudável na Rede de Assistência Social
Uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) com o Conselho Federal de Nutrição (CFN) e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) vai resultar na elaboração da Agenda de Alimentação e Nutrição no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Com investimento de R$ 2,9 milhões para o período de 2024 a 2026, a ação busca qualificar o atendimento à população no que se refere à alimentação e nutrição, a partir de recomendações e diretrizes para os profissionais e gestores do SUAS.
Entre os objetivos da iniciativa está o de garantir a integração da agenda de alimentação e nutrição com a assistência social, contribuindo para promoção da segurança alimentar e nutricional, autonomia, dignidade e a qualidade de vida das pessoas em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa também vai apoiar a implementação da agenda de alimentação e nutrição nos territórios.
A coordenadora-geral de Promoção da Alimentação Saudável do MDS, Gisele Bortolini, explica que a capilaridade dos CRAS e dos CREAS se apresenta como elemento estratégico para favorecer a articulação entre políticas e ações intersetoriais para o acesso à alimentação adequada e saudável, especialmente para a população em situação de vulnerabilidade social.
“As ações que promovem o acesso a alimentos adequados e saudáveis, a busca ativa das famílias em situação de maior vulnerabilidade, as ações de educação alimentar realizadas no escopo dos serviços do SUAS e o apoio e fortalecimento dos processos produtivos da agricultura familiar são apontados como diretrizes capazes de fortalecer a agenda de alimentação e nutrição no SUAS”, afirma.
Benefícios
Com foco na implementação da Agenda de Alimentação e Nutrição no SUAS, a parceria vai oferecer 27 oficinas presenciais de mobilização da rede SUAS, sendo uma em cada estado e no DF. Além disso, haverá curso de formação para profissionais do SUAS e a realização de mostra de experiências de Alimentação e Nutrição no SUAS.
Também está previsto no acordo um documento técnico para subsidiar a inclusão da Agenda de Alimentação e Nutrição no SUAS nos cursos de graduação e pós-graduação em nutrição das instituições públicas de ensino superior. Outro ponto de destaque é a elaboração de normativa com os parâmetros nutricionais para o Programa Nacional de Alimentação e Nutrição do SUAS
A iniciativa põe em prática o compromisso do MDS em promover a segurança alimentar e nutricional entre a população e está alinhada à Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades – Alimenta Cidades – instituída pelo Decreto Nº 11.822, de 12 de dezembro de 2023.
Assessoria de Comunicação – MDS
Foto: Roberta Aline / MDS