NOTÍCIAS

Para a OMS, 2021 é o Ano Internacional dos Trabalhadores de Saúde e Cuidados

Para a OMS, 2021 é o Ano Internacional dos Trabalhadores de Saúde e Cuidados

07/04/2021

Homenagem é um reconhecimento a dedicação de milhões de profissionais de saúde na pandemia de Covid-19.

Os Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) decidiram durante a 73ª Assembleia Mundial da Saúde (AMS) que, por unanimidade, 2021 é o Ano Internacional dos Trabalhadores de Saúde e Cuidados (YHCW, sigla em inglês), reconhecendo a dedicação de milhões de profissionais de saúde e cuidados de saúde na pandemia de Covid-19.

Na assembleia realizada virtualmente em novembro do ano passado, os Estados-membros e diversos atores não estatais reforçaram o papel crítico dos profissionais de saúde e cuidados para garantir a saúde e prosperidade, diante da urgência de abordar os desafios enfrentados pelos profissionais de saúde.

Para a nutricionista Rita de Cássia Ferreira Frumento, presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), esse reconhecimento é um alento para enfrentar as dificuldades causadas pela Covid-19. “No Brasil, um ano após o início da pandemia, temos um cenário muito pior. Vemos profissionais de saúde esgotados e, mesmo assim, atuando na linha de frente, de forma incansável. Esse reconhecimento é um novo ânimo para os trabalhadores de saúde, mas precisamos de uma solução rápida para superar essa pandemia no Brasil”.

Como parte do aniversário de dez anos e da revisão do Código de Prática Global da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Recrutamento Internacional de Pessoal de Saúde, a AMS também debateu a crescente migração internacional de profissionais de saúde. Os Estados-membros reconheceram a importância do código, principalmente no contexto da Covid-19, e pediram sua implementação reforçada, solicitando à OMS e aos parceiros, que fortaleçam seu financiamento, implementação e monitoramento.

 

Reportagem: Rodrigo Rueda, com informações da ONU.
Edição: João Paulo Oliveira