NOTÍCIAS

OUTUBRO ROSA: a importância do nutricionista na prevenção ao câncer de mama

OUTUBRO ROSA: a importância do nutricionista na prevenção ao câncer de mama

30/10/2023

INCA estima 73.610 novos casos da doença em 2023.

O Outubro Rosa é um movimento internacional para conscientização e controle do câncer de mama, criado no início dos anos 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente e tem o objetivo de compartilhar informações sobre a doença, formas de prevenção e tratamentos, sempre visando a redução da mortalidade. E a Nutrição é fundamental neste contexto.

O câncer de mama é uma das doenças mais comuns em todo o mundo, afetando milhões de mulheres a cada ano. No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), foram estimados 73.610 novos casos da doença em 2023, com risco estimado de 66,54 casos para cada 100 mil mulheres. O câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as brasileiras, tendo maiores taxas de incidência e de mortalidade nas regiões Sul e Sudeste do país.

A boa notícia é que a prevenção desempenha papel fundamental na redução do risco de desenvolver a doença. Além disso, após o diagnóstico, a Nutrição desempenha um papel crucial no processo de reabilitação.

Prevenção

A prevenção é o primeiro passo contra o câncer de mama. Conhecer os fatores de risco, como histórico familiar, idade avançada e exposição a hormônios, permite às mulheres tomar decisões sobre sua saúde. A detecção precoce é importante, uma vez que o tratamento é mais eficaz quando a doença é diagnosticada em suas fases iniciais.

A realização regular de mamografias e exames clínicos das mamas é essencial. Além disso, adotar um estilo de vida saudável, que inclui alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios físicos, são fatores que desempenham um importante papel na prevenção. É aqui que o nutricionista entra em cena.

Nutrição

Os nutricionistas desempenham um papel crucial na prevenção do câncer de mama. Podem ajudar as pessoas a adotar hábitos alimentares saudáveis, controlar o peso e reduzir os riscos da doença. Aqui segue uma lista do que você pode fazer para prevenir a doença.

Alimentação balanceada: Uma alimentação rica em frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis fornece ao corpo os nutrientes essenciais para se manter saudável e fortalecer o sistema imunológico.

Controle de peso: O excesso de peso está associado a um maior risco de câncer de mama. Nutricionistas podem ajudar as pessoas com orientações para uma alimentação mais adequada.

Limitação do consumo de álcool: O consumo excessivo de álcool está ligado a um risco aumentado de câncer de mama.

Limitação de alimentos ultraprocessados: Esses produtos, na maioria das vezes contêm aditivos e substâncias potencialmente cancerígenas. Nutricionistas podem orientar sobre como evitar esses alimentos, realizando escolhas por alimentos saudáveis.

Especialização

No caso de um diagnóstico de câncer de mama, a orientação nutricional realizada por um nutricionista possui importante papel. Tratamentos como cirurgia, quimioterapia e radioterapia podem ter efeitos colaterais significativos, como a perda de apetite, náuseas, fadiga e alterações no paladar.

Os nutricionistas especializados em oncologia podem criar planos alimentares personalizados para o fortalecimento do sistema imunológico e minimizar os efeitos colaterais dos tratamentos. Isso é fundamental para garantir que as pacientes recebam os nutrientes necessários para recuperação da forma mais eficaz possível.

Informação

A informação é uma importante aliada no combate ao câncer de mama. Por isso, listamos algumas entidades para a busca de informação correta sobre o combate à doença.‌