NOTÍCIAS

Observatório vai monitorar ações de alimentação escolar

Observatório vai monitorar ações de alimentação escolar

10/02/2021

Lançamento do Observatório da Alimentação Escolar (ÓAÊ) ocorre hoje, às 17h

Nesta quarta-feira (10), às 17h, com transmissão ao vivo pelo Facebook, será lançado o Observatório da Alimentação Escolar (ÓAÊ), resultado da articulação entre organizações do campo da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional e da Educação. O objetivo do ÓAÊ é ampliar a escuta, as narrativas e o diálogo com estudantes e suas famílias, agricultores familiares, além de integrantes de conselhos que atuam com a alimentação escolar, para monitorar e mobilizar a sociedade em geral sobre a importância do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Para acompanhar o lançamento do observatório, clique aqui.

O comitê gestor do observatório é composto pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação (Campanha), Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN), Movimento Sem Terra (MST) e a ActionAid com o apoio da Rede de Mulheres Negras para a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.

PNAE

O PNAE é uma das políticas brasileiras mais relevantes para assegurar o Direito à Alimentação Adequada (DHAA), principalmente na infância e adolescência, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Constituição Federal. Diariamente, cerca de 42 milhões de estudantes matriculados na rede pública de ensino são atendidos pelo programa. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é responsável pelo repasse anual de R$4 bilhões do aos 27 estados e 5.570 municípios, que podem ainda complementar esse orçamento.

Com informações do FBSSAN.