NOTÍCIAS

Nutricionistas debatem atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais de Nutrição

Nutricionistas debatem atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais de Nutrição

09/09/2020

O trabalho é fundamental para nortear a formação profissional dos futuros nutricionistas

Na última quinta-feira (3), os integrantes da Comissão Especial e Transitória de Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais de Nutrição realizaram por videoconferência, a segunda reunião do grupo para tratar da construção do plano de trabalho e a definição de todos os envolvidos no processo. O resultado do encontro será apresentado na próxima reunião do Plenário do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN).

A coordenação dos trabalhos será conduzida pela nutricionista Vanille Pessoa, conselheira do CFN. “A comissão foi criada para discutir as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Nutrição (DCN), que são de 2001 e que necessitam de atualização. Esse esforço é necessário para nortear a formação profissional dos futuros nutricionistas”, explica Vanille.

A comissão pretende apresentar uma versão preliminar das DCN durante o XXVI Congresso Brasileiro de Nutrição (CONBRAN). O evento seria realizado em agosto deste ano, mas devido a pandemia do novo coronavírus, foi adiado para a data de 19 a 22 de janeiro de 2021, em Belém (PA).

Após a realização de todas as etapas previstas no plano de trabalho da comissão, a proposta de DCN será submetida ao Conselho Nacional de Educação (CNE), para que seja avaliada e posteriormente publicada pelo Ministério da Educação (MEC).

Criada em agosto deste ano, a comissão também é composta pelas nutricionistas Magda Cammerer, colaboradora do CFN; Manuela Dolinsky, presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 4ª Região (CRN-4); Alda Livera, representação docente, pela Associação Brasileira de Nutrição (Asbran) e Érica Dias Laranjeira, representação discente pela Executiva Nacional dos Estudantes de Nutrição (ENEN). O nutricionista e coordenador da Unidade Técnica do CFN, Juarez Calil Alexandre acompanha o trabalho desenvolvido pela comissão.

 

Texto: Rodrigo Rueda