NOTÍCIAS

Nutricionista e coach: esclarecimentos

Nutricionista e coach: esclarecimentos

10/04/2018

O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) considera inadequada a designação de “nutricionista e coach”, sendo recomendado apenas o registro em currículo do curso realizado. O Sistema Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas não reconhece curso de coaching como especialidade. Aos nutricionistas que desejarem atuar como coach, orientamos a desvincularem essa denominação associada com a da sua atuação profissional.
Atualmente existe uma tendência a se utilizar novas nomenclaturas associadas a atuação de diversos profissionais. É possível que a necessidade de se diferenciar num mercado altamente competitivo leve a adoção dessa prática por parte de diversos profissionais, visando alguma distinção na sua atuação técnica.
Nesse contexto, o termo coaching está sendo utilizado pelo nutricionista como uma ferramenta gerencial, potencializando sua atuação em áreas como comunicação, administração e gerenciamento, conhecimentos básicos da formação.
O coach não possui registro de ocupação na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO)1 . O Projeto de Lei (PL) nº 5.554/2009, que visava regulamentar o exercício dessa profissão, foi arquivado em 5 de março de 20122 , não tendo a prática qualquer regulamentação legal.
A Sociedade Brasileira de Coaching, empresa criada em 1999, dedicada ao desenvolvimento dessa prática divulga que o coaching é formado por um corpo de conhecimento multidisciplinar – ciências do comportamento, filosofia, desenvolvimento e aprendizado de adultos, teoria dos sistemas, ciências organizacionais e liderança. Destaca, ainda, que a prática é totalmente orientada à ação e à aplicação imediata, com foco no aumento de performance de profissionais. Ainda segundo a associação, o coach (profissional que conduz o processo) não dá conselhos, não fornece suas próprias soluções ao coachee (cliente) e nem estabelece com o cliente uma relação de mentor; mas sim, leva o cliente a encontrar e a implementar suas próprias soluções 3.
Já o Instituto Brasileiro de Coaching (escola de Coaching do Brasil) informa que coaching é uma metodologia nova que busca atender as necessidades humanas, como atingir metas, solucionar problemas e desenvolver novas habilidades no ambiente pessoal ou profissional. Destaca também, que a maior carga horária em formação em coaching no Brasil são 180 horas (36 horas na Universidade Virtual do Coaching, 90 horas presenciais e 54 de atividades complementares) 4 .
1. Ministério do Trabalho e Emprego, 2017, Brasil.
2. Portal da Câmara dos Deputados, Brasil.
3. Portal da Associação Brasileira de Coaching.
4.  Portal do Instituto Brasileiro de Coaching.