NOTÍCIAS

Novembro Azul – Um toque que pode salvar vidas

Novembro Azul – Um toque que pode salvar vidas

06/11/2017

Novembro é marcado pelas ações relacionadas com a prevenção do câncer de próstata e à saúde do homem. A data que marca a campanha é 17 de novembro, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, iniciativa estratégica para convencer os homens que a prevenção é o melhor caminho para viver mais e melhor.
A próstata é uma glândula que só o homem possui, localizada na parte baixa do abdômen, situada logo abaixo da bexiga e a frente do reto. O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo, e o de maior incidência nos homens. Embora seja uma doença comum, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto, por medo ou por desconhecimento.
Prevenção – O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte.
Homens a partir dos 50 anos devem procurar um posto de saúde para realizar exames de rotina, ajudando a identificar o câncer de próstata logo no início da doença, aumentando a chance de sucesso no tratamento. O exame recomendado é o toque retal, de sangue (Antígeno Prostático Específico – PSA), e a biópsia. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, sangue na urina, dentre outros.
A prática de hábitos saudáveis diminui o risco de várias doenças, inclusive o câncer. Uma alimentação adequada e a prática de atividades física podem fazer a diferença. O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) apoia a campanha do novembro azul, e reforça que a saúde do homem também merece atenção e cuidado.