NOTÍCIAS

Notícia falsa é um desserviço público

Notícia falsa é um desserviço público

24/03/2020

Procure checar a veracidade da informação e evite repassar adiante as fake news

Se tem dúvida sobre qualquer informação a respeito da pandemia de coronavírus (Covid-19), procure checar de onde ela vem e quem é a fonte responsável. Veículos de comunicação de reconhecida credibilidade e jornalistas com reputação ilibada não costumam pôr em xeque a confiança dos cidadãos no trabalho que realizam. Buscam a apuração verídica, precisa, correta, em defesa dos direitos e interesses do cidadão. Sem margem para questionamentos ou suspeitas.

Se um veículo de comunicação divulga fake news reiteradamente, tende a comportamentos sensacionalistas ou que comprometem a qualidade da informação. Nesse caso, cabe questionar a sua fama ou credibilidade, bem como fazer uma autocrítica sobre o consumo desse conteúdo. Um bom exercício é comparar a veracidade dos fatos com o que vem sendo veiculado pela imprensa ou nas mídias sociais. O que tem nestas últimas pode dar margem a truncagens, equívocos, interpretações tendenciosas ou descontextualizadas.

Algumas pessoas, empresas ou instituições não se preocupam com a verdade, a apuração adequada e objetiva do que divulgam. Não têm responsabilidade social nem compromisso com a legalidade. Aproveitam situações como a que estamos vivendo para noticiar ou compartilhar mentiras, estórias falsas, dados desatualizados ou expressões ditas criativas, mas nada legitimamente engraçadas. Tome cuidado e tenha discernimento! E, acima de tudo, mantenha a calma neste momento tão difícil para nós, brasileiros e brasileiras!

Serviço

  • Para informações oficiais sobre a pandemia Covid-19 no Brasil, acesse:

www.saude.gov.br

www.coronavirus.saude.gov.br

www.saude.gov.br/fakenews

  • Há ainda o aplicativo Coronavírus s-SUS para tablet e smartphone, nos sistemas operacionais iOS e Android
  • E um número de WhatsApp:

(61) 99289-4640

  • Além disso, há o Disque Saúde: 136

O que fazer?

O Sistema Único de Saúde (SUS) é o seu aliado e conta com o seu apoio para prover atendimento de qualidade a quem foi acometido ou está com suspeita de contaminação pelo coronavírus.