NOTÍCIAS

Nota de Felicitação: 31 de Agosto Laurel da Nutrição — Terezinha Furtado

Nota de Felicitação: 31 de Agosto Laurel da Nutrição — Terezinha Furtado

31/08/2020

Sinônimo de exemplo, inspiração e orgulho, a ex-conselheira contribuiu para a criação e consolidação do Sistema CFN/CRN. Nessa gênese, tudo foi feito com muito amor e carinho à profissão. Demonstração de força, retidão e vontade de fazer acontecer.

O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) chama a atenção dos 155.529 inscritos no País inteiro para informar que, neste ano, a homenagem institucional ao Dia 31 de Agosto tem como essência o caráter, a personalidade e os méritos da carreira da primeira presidente do conselho, Terezinha Furtado. Uma profissional dedicada e exemplar, que inspira gerações de estudantes, conselheiros e integrantes da categoria.

O Dia do Nutricionista sempre nos incentiva a recordar quem, de certa forma, marcou a nossa trajetória acadêmica ou profissional. Seja um(a) professor(a), um(a) orientador(a) de estágio, um(a) colega de trabalho, seja aquela referência ética e de probidade que nunca se esvai. Já se passaram 14 gestões desde a criação do CFN em 1978 e, mais uma vez, felicitamos formalmente a líder da primeira delas, agora por meio desta nota.

Uma pessoa carismática, que cativa não só pelo modo de ser, mas também pelo zelo e comprometimento que ainda tem por temas, causas e desafios que envolvem a nutrição e toda a categoria.

Levando em conta os quase 81% dos/das nutricionistas do Brasil com idade entre 25 e 44 anos, podemos inferir que, enquanto alguns ainda nem tinham nascido, a nossa homenageada lutava em prol da importância e valorização da categoria como um dos pilares da área de Saúde, bem como a favor do fortalecimento do CFN como autarquia federal, posteriormente abrindo caminho, em 1991, para a regulamentação da profissão e de suas atividades privativas.

No período em que Terezinha Furtado esteve à frente do CFN (1979-1982), demonstrou-se comprometida com a organização político-institucional do Sistema CFN/CRN, o que culminou na publicação do Decreto nº 84.444, de 30 de janeiro de 1980, regulando o funcionamento dos Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas. Durante a sua gestão, ainda em 1980, foram criados os seis primeiros conselhos regionais, todos dotados de personalidade jurídica de direito público, autonomia administrativa e financeira. Já em outubro de 1981, houve a publicação do primogênito código de ética da categoria.

Atualmente, a primeira presidente do CFN, Terezinha Furtado, mora em Natal/RN. Ela adora escrever, cuidar de si mesma e continua apaixonada pela nutrição. Um exemplo de profissional aguerrida, atenciosa, comedida. Compromisso moral, integridade e conhecimento são algumas de suas qualidades inspiradoras, que inspiram respeito e expiram competência. Lição de vida. Orgulho de ser nutricionista!

Esperamos que ela se deleite desta homenagem como símbolo de nossa data mais que especial e em reconhecimento ao trabalho prestado à autarquia por todos esses anos.

Parabéns pelo Dia do Nutricionista!