NOTÍCIAS

MRE lança site voltado para Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU

MRE lança site voltado para Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU

20/04/2021

Todos os setores ligados aos sistemas alimentares estão convidados a participar

A Cúpula de Sistemas Alimentares (FSS, na sigla em inglês) será realizada em setembro de 2021, durante a Semana de Alto Nível da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). O encontro foi convocado pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, no contexto da “Década de Ação de Impulso à Agenda 2030 para Alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

Os trabalhos da Cúpula são organizados em cinco linhas de ação: garantia do acesso a alimentação saudável, segura, sustentável para todos; padrões de consumo saudáveis e sustentáveis; produção em escala de alimentos positivos para a natureza; promover o sustento e a distribuição de valor equitativa e construção de resiliência contra vulnerabilidades, choques e tensões.

Site

No Brasil, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) tem promovido reuniões e consultas com órgãos da administração pública federal, sendo o responsável pela coordenação do diálogo nacional. No dia 15 de abril, o MRE lançou o site (www.gov.br/mre/pt-br/cupula-2021-sistemas-alimentares-dialogos) para promover o diálogo nacional com a sociedade civil, academia e empresariado. De acordo com a pasta, todos os setores ligados aos sistemas alimentares estão convidados a participar desse processo.

Participação

O diálogo nacional será organizado em duas rodadas, em maio e julho, por videoconferência. Para participar é necessário preencher o formulário de inscrição no site lançado pelo MRE. Caso o participante tenha interesse em tomar a palavra nas discussões deverá indicar a opção expressamente no formulário. Devido à limitação de espaço e tempo, representantes de entidades e organizações terão prioridade nos debates. Contribuições e comentários por escrito poderão ser igualmente enviados.

Para mais informações, acesse o site oficial da Cúpula de Sistemas Alimentares 2021.

Texto: Rodrigo Rueda, com informações do MRE.
Edição: João Paulo Oliveira