NOTÍCIAS

Ministério da Saúde cria linha de cuidados para tratar Acidente Vascular Cerebral

Ministério da Saúde cria linha de cuidados para tratar Acidente Vascular Cerebral

27/12/2019

Nutricionistas podem enviar sugestões e consultar o documento até o dia 10 de janeiro de 2020

O Ministério da Saúde (MS) lançou no último dia 24, a Linha de Cuidado do Adulto com Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame. A publicação tem informações relativas às ações e atividades de prevenção, tratamento e reabilitação que são desenvolvidas por cada serviço de saúde.

Os nutricionistas podem consultar publicamente o documento até o próximo dia 10 de janeiro e fazer sugestões, contribuições ou críticas que o tornem ainda melhor. Esta é a primeira linha de cuidado elaborada pelo Ministério da Saúde – de um total de 22 previstas – para serem criadas nos próximos dois anos sobre as doenças mais prevalentes na população e que mais fazem vítimas fatais.

Na parte nutricional, a alimentação saudável e adequada é uma importante aliada na prevenção de doenças cardiovasculares, como o AVC. A gordura trans, por exemplo, é associada ao desenvolvimento de doenças cardíacas e presente em alimentos industrializados, podendo causar o aumento do colesterol total e do colesterol ruim (LDL), um dos fatores que contribuem para o acometimento de AVC.

GORDURA TRANS NÃO

Em proposta recém-aprovada pela Anvisa, o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), em parceria com a Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), contribuiu com a aprovação do controle da gordura trans em alimentos através da iniciativa Pela Saúde do Coração, Gordura Trans não!. O documento, apresentado pelo CFN e pela Asbran, apontou a influência do consumo de gordura trans nos elevados índices de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), responsáveis por 72% das causas de morte no mundo.

No último dia 17, após a aprovação de regras para limitar o uso de gorduras trans industriais em alimentos, a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Dicol/Anvisa) previu a implantação da norma em três etapas. O passo inicial foi o estabelecimento de limites de gorduras trans para a indústria e serviços, seguindo para o banimento do uso até 2023.

 

Matéria relacionada:

Anvisa aprova controle de gordura trans em alimentos