NOTÍCIAS

Ministério da Cidadania inicia mapeamento sobre ações de segurança alimentar e nutricional

Ministério da Cidadania inicia mapeamento sobre ações de segurança alimentar e nutricional

02/05/2022

Municípios têm até 02 de julho para enviar as respostas de forma voluntária.

O Ministério da Cidadania iniciou em abril, o Mapeamento de Segurança Alimentar e Nutricional 2022 (MapaSAN). A pesquisa, iniciada em 2014, está na quarta edição, sendo realizada em parceria com a Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI).

O MapaSAN tem como finalidade, coletar dados dos municípios brasileiros sobre as estruturas e componentes do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), além de qualificar a gestão da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, nas esferas federal, estadual e municipal. O prazo para realização dos cadastros vai até o dia 02 de julho e a participação dos municípios é voluntária.

Para esta edição, o MapaSAN está dividido em três eixos: Sistema de segurança alimentar e nutricional no âmbito municipal; política de segurança alimentar e nutricional e equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional.

O Ministério da Cidadania está aberto para tirar dúvidas. Interessados podem entrar em contato pelo e-mail mapasan@cidadania.gov.br , pelos telefones (61) 2030-1051/1129/2066 ou pelo WhatsApp (61) 2030-2066.

MapaSAN

O Mapeamento de Segurança Alimentar e Nutricional (MapaSAN) é uma pesquisa sistemática, que ocorre desde 2014, sendo realizada pela Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva (SEISP) em parceria com a Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI), ambas do Ministério da Cidadania.

A pesquisa possibilita que órgãos governamentais dos três níveis de governo e organizações da sociedade civil atuem conjuntamente na formulação e implementação de programas e ações que constituem a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e as estratégias de fortalecimento, ampliação e implantação do Sisan em todo o território nacional.

Esse diagnóstico é particularmente importante em um país como o Brasil, no qual há grandes diferenças (regionais, econômicas e de porte populacional) entre as regiões, estados e municípios brasileiros na execução e quanto às diferentes características da gestão e operação das políticas públicas correspondentes, particularmente as de SAN.

O MapaSAN é uma iniciativa de pesquisa da Caisan Nacional no contexto institucional de gestão do SISAN e em parceria com as Caisans e Conseas Estaduais e Distrital que participaram do processo de planejamento, execução e divulgação dos resultados.

Dada à configuração peculiar do SISAN, aspectos intersetoriais, interinstitucionais e federativos da gestão da política implicam nas diversas áreas e atores públicos envolvidos na definição das prioridades a serem mapeadas em cada edição da pesquisa.

Com informações do Ministério da Cidadania.