NOTÍCIAS

Matéria do portal El País mostra agravamento da fome nas periferias

Matéria do portal El País mostra agravamento da fome nas periferias

26/05/2021

Texto traz relatos de profissionais da saúde do Distrito Federal atendendo pessoas famintas

Uma matéria veiculada no portal El País denuncia mais um fenômeno relacionado à pandemia do novo coronavírus no Brasil. No texto, o jornalista Afonso Benites conta histórias de pessoas que têm buscado as Unidades Básicas de Saúde de Brasília (DF) com sintomas que acreditam ser de doença, mas que, na verdade, estão com fome.

De acordo com a matéria, foram ouvidos 12 médicos que atuam na atenção primária e descrevem o perfil de uma população sem renda, moradora da periferia e que procuram os serviços de saúde com queixas diversas, como fraqueza, sensação de desmaio e, também, ansiedade e pânico por medo de não conseguir comprar alimento para colocar em casa.

Além dos médicos, também foram ouvidos enfermeiros, gestores e terapeutas que trabalham no Sistema Único de Saúde. Eles relataram um aumento significativo de pacientes dizendo que estão doentes, mas quando são examinados constata-se que é fome.

LIVE

No dia 15 de abril de 2021, o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) promoveu uma live para debater a volta da fome no Brasil, os impactos dessa situação no campo e na cidade e o papel do nutricionista como agente transformador de cenários.

A atividade foi mediada pela nutricionista Nancy Aguiar, vice-presidente do CFN; com a participação de Daniel Balaban, da WFP/ONU; Regina Vieira, do Coletivo SAN/Rio, e Sandra Chaves, da Universidade Federal da Bahia (UBFA). A live durou duas horas e teve a participação de mais de 3.800 pessoas, entre nutricionistas; estudantes de Nutrição; técnicos em Nutrição e Dietética; acadêmicos e representantes de movimentos sociais.

Na oportunidade, foram apresentados estudos sobre como o país regrediu nos índices de segurança alimentar e nutricional nos últimos anos e quais as ações para que esse cenário seja revertido com a atuação estratégica do nutricionista na promoção do Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas.

A live está disponível no canal do CFN, no YouTube, e desde que foi realizada está sendo utilizada como recurso didático nos cursos de Nutrição em todo o país.