NOTÍCIAS

Mais de 100 entidades assinam carta contra o “Pacote do Veneno”

Mais de 100 entidades assinam carta contra o “Pacote do Veneno”

09/03/2022

PL 6299/2002 tramita no Senado Federal sob forte pressão da sociedade civil organizada.

No dia 9 de fevereiro de 2022, o Pacote do Veneno (PL 6299/2002) foi aprovado na Câmara dos Deputados. O projeto de lei que está no Senado Federal prevê uma mudança completa no marco legal sobre agrotóxicos no Brasil, tornando o registro e uso do veneno mais fácil, e o banimento mais difícil.

Em resposta a essa ameaça à saúde, ao meio ambiente e ao direito humano à alimentação adequada e saudável, dezenas de entidades – incluindo coletivos, órgãos públicos, comunidade acadêmica e organizações não-governamentais – promovem um grande abaixo-assinado em uma carta para que esse PL seja derrubado no Senado Federal. O Conselho Federal de Nutricionistas também é signatário do documento.

Na “Carta aos Senadores e Senadoras”, os parlamentares são provocados a refletir sobre os anseios da sociedade civil, que “não está dividida a respeito da necessidade de uma agricultura mais sustentável e menos tóxica, de uma alimentação livre de venenos”.

Os signatários também chamam a atenção para os retrocessos que o PL 6299/2002 representa para a sociedade, “ampliando a contaminação ambiental e a exposição humana aos agrotóxicos, e que levaram ao adoecimento e morte da população, em especial daqueles em maior situação de vulnerabilidade”.

No total, mais de 120 entidades de todo o Brasil assinam a carta, que está disponível no site contraosagrotoxicos.org para consulta e apoio coletivo (assinaturas).