NOTÍCIAS

Livro destaca receitas culinárias da Amazônia

Livro destaca receitas culinárias da Amazônia

24/01/2022

“Amazônia à Mesa” estimula alimentação saudável, valorizando produtos típicos do Norte do país.

Para estimular a alimentação saudável nas escolas públicas do Norte do Brasil, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), elaborou o livro “Amazônia à Mesa”, que reúne mais de 40 receitas, valorizando alimentos da agroecologia regional.

As receitas que fazem parte da publicação lançada em 2020, foram desenvolvidas em diversas oficinas realizadas com merendeiras e nutricionistas de escolas rurais dos municípios de Laranjal do Jari (AP) e Lábrea (AM). A região amazônica é rica em biodiversidade da fauna e flora, fato que contribui para aumentar as possibilidades de garantir aos estudantes uma alimentação saudável, nutritiva e ligada aos hábitos alimentares locais.

Alimentos típicos da região ganharam destaque, como por exemplo, açaí, cupuaçu e cará, entre outros. O livro também apresenta outros conteúdos, como organização da cozinha, higiene e ressalta o papel dos nutricionistas e merendeiras para o PNAE. Os alimentos fazem parte do processo de inclusão dos povos e comunidades tradicionais,  contribuindo para a conservação da biodiversidade.

Para acessar o livro “Amazônia à Mesa”, clique aqui.

 

Com informações do FNDE.