Agricultura familiar precisa ser estimulada
01/07/2011
O relator do PLS 51/08, senador João Pedro (PT-AM), vai discutir na terça-feira o tema com os ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Na visão de João Pedro, o momento é propício, uma vez que José Graziano foi escolhido para assumir a presidência da Organização das Nações Unidas para a ALIMENTAÇÃO e Agricultura (FAO).
A representante do Conselho Nacional de SEGURANÇA ALIMENTAR e Nutricional (CONSEA), Marília Leão, defendeu investimento na agricultura familiar e em pequenos e médios empreendimentos rurais e urbanos. Em sua opinião, o Estado precisa exercer o papel regulador do setor, inclusive no que diz respeito à propaganda de ALIMENTOS.
As políticas agrícolas devem dar suporte à produção sustentável local, ajudando a estruturar a SEGURANÇA ALIMENTAR, sugeriu a secretária Nacional de SEGURANÇA ALIMENTAR e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Maya Takagi. Para ela, deve haver uma ponte entre a produção e o consumo que não seja suscetível às oscilações do mercado.
O presidente da CRA, Acir Gurgacz (PDT-RO), ressaltou a importância da aprovação de um novo Código Florestal que atenda a todos os segmentos da sociedade para aumentar a produção de ALIMENTOS.